SONORA – Governo de Santa Catarina prioriza ferrovias e ViaMar durante encontro em Washington
Depois de abrir a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello chegou a Washington para uma rodada de conversas técnicas com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas.
O governador apresentou três obras consideradas estratégicas para destravar a logística do estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo.
O chefe do Executivo começou enfatizando o peso do sistema portuário catarinense. No primeiro trimestre de 2025, os terminais do estado movimentaram 718,4 mil TEUs — quase 20 % de todos os contêineres que circularam pelo país no período.
Jorginho Mello detalhou a ViaMar, corredor de 145 quilômetros que correrá paralelo à BR-101, com seis faixas de rolamento, ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis.
O orçamento preliminar da obra é estimado em R$ 9 bilhões e o Governo pretende viabilizá-la por meio de uma PPP de longo prazo, modelo cuja engenharia financeira será acompanhada pela IFC.
A segunda prioridade apresentada foi o Plano Ferroviário. Dois corredores concentram os esforços atuais: o ramal de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, cujo contrato de projeto se estende até final de 2025, e a chamada Ferrovia dos Portos, de 62 km entre Araquari e Navegantes.
A soma dos investimentos previstos ultrapassa R$ 12 bilhões.
O Transporte Marítimo em regiões conurbadas como a Grande Florianópolis, Região de Itajaí e Norte também estão na pauta de prioridades.
O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, fala da importância da melhoria do setor logístico para o crescimento econômico e social de Santa Catarina:
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