SONORA – Governo de Santa Catarina intensifica o combate à Farra do Boi na Operação Quaresma
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), com o apoio de órgãos da vigilância sanitária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), vem realizando desde o dia sete de março a Operação Quaresma 2025. O objetivo é agir para que não haja ocorrência de Farra do Boi, contribuindo para a proteção dos animais e a promoção do respeito à vida.
As ações realizadas visam o cumprimento da lei nº 9.605/1998, contra as práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Além disso, a lei nº 17.902/2020 estabelece multa de R$ 20 mil para pessoas que promoverem ou divulgarem a farra do boi; e multa de R$ 10 mil para participantes, comerciantes dos animais, proprietários dos veículos de transporte para a prática ou dono do imóvel onde ocorrer a prática ilegal. Em ambos os casos, o valor é dobrado em caso de reincidência.
O Chefe de planejamento e operações do 24 batalhão da PMSC, Major Jorge Augusto de Souza Martins, ressalta que às ações preventivas têm alcançado ótimos resultados:
SONORA
O veterinário da Cidasc, Alessandro Domingues, destaca que as ações envolvem fiscalizações em propriedades e de trânsito com o objetivo de conscientizar a população:
SONORA