SONORA – Corrida solidária em SC incentiva a vacinação e combate a poliomielite
Esporte, saúde e solidariedade se unem em uma iniciativa para combater a poliomielite em Santa Catarina. Promovido pelo Rotary Club e com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Circuito de Corridas Juntos Contra a Pólio ocorre em três cidades do estado durante o mês de abril. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e arrecadar fundos para a campanha global de erradicação da doença.
O circuito terá início neste domingo, 6, em Blumenau, seguido por Florianópolis, que receberá a ação no dia 13. A etapa final da corrida ocorrerá no dia 27, em Tubarão. As provas terão modalidades para todos os perfis de atletas, com percursos de 5 km e 10 km para corredores, além de uma caminhada de 3 km.
O evento visa mobilizar a população no combate global à poliomielite por meio da imunização. Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas, mas entre 5% e 10% das pessoas podem apresentar sinais semelhantes aos da gripe. Em 1 a cada 200 casos, o vírus atinge o sistema nervoso, provocando paralisia permanente nos braços ou pernas. Embora raro, em alguns casos, pode comprometer áreas do cérebro responsáveis pela respiração, podendo ser fatal.
A presidente da Subcomissão da Pólio – Distrito 4652 Rotary Clube, Cristine Koenig Lima, ressalta a importância da vacina contra a Pólio:
SONORA
A Secretaria de Estado da Saúde de SC possui cooperação firmada com o Rotary Club Distrito 4652 há três anos. Com mais de 1,4 milhão de voluntários em 46 mil clubes ao redor do mundo, o Rotary Internacional é um dos maiores aliados na luta contra a poliomielite. Por meio do Programa Pólio Plus, a associação ajudou na redução de 99,9% dos casos da enfermidade.