Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. SONORA – Com mais...

SONORA – Com mais de 400 abordagens, protocolo para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista do CBMSC completa um ano

Pioneiro no país, o Protocolo Operacional Padrão para Atendimento Pré-Hospitalar (APH) personalizado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) completou um ano de implementação neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Desde a sua adoção, foram realizados 459 atendimentos a pessoas com TEA em diversas situações de emergência.

A elaboração do protocolo contou com a parceria do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Essa colaboração foi essencial para garantir que os atendimentos fossem conduzidos de forma adequada e sensível às necessidades específicas de crianças e adultos com TEA.

Segundo o presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC, tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, o protocolo trouxe um atendimento mais sensível e adequado aos pacientes, melhorando a qualidade do serviço, e trazendo mais segurança para os bombeiros durante o atendimento:

SONORA

Com os resultados positivos obtidos, espera-se que o modelo catarinense possa servir de referência para outras instituições e estados, ampliando o alcance do atendimento especializado além de garantir um suporte mais adequado às pessoas com TEA em situações de emergência.