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Somente neste ano, 230 pesquisas já foram realizadas no Arquivo Público de Santa Catarina

Pesquisador sentado na sala de pesquisa da APESC com livro aberto, escrevendo no papel e com luvas nas mãos

O Arquivo Público de Santa Catarina (APESC) tem a função de conservar, restaurar, guardar e preservar documentos e, além disso, ser um meio de acesso à história e informação do Estado. Para isso, disponibiliza os meios físicos e virtuais para tornar mais prático e fácil o acesso a arquivos para pesquisa. Somente nos primeiros meses de 2023, já foram 230 pesquisas em documentos textuais, fotográficos, cartográficos e outros materiais pertencentes ao acervo do APESC.

As pesquisas realizadas são para fins variados:  estudos acadêmicos, técnicos e científicos; pesquisas genealógicas (uma vez que o APESC possui diversos registros de imigrantes vindos para Santa Catarina); pesquisas em publicações e documentos oficiais probatórios do Estado; entre outras.

Qualquer interessado pode realizar pesquisas e estudos nos documentos do Arquivo Público de Santa Catarina. Caso o pesquisador seja de fora da Grande Florianópolis, pode solicitar a pesquisa através do site: bit.ly/apescvirtual que fica entre os serviços virtuais disponibilizados pelo o Governo. Somente até abril deste ano, já foram feitas virtualmente 200 pesquisas, o que representa 86,6% do total. 

“O acesso virtual ao acervo através do Portal de Serviços do Governo tem sido um meio muito utilizado por pesquisadores de todo o Estado por conta da facilidade do acesso. Além dele, temos as consultas presenciais que ocorrem na nossa sede, onde fornecemos toda a estrutura”, ressalta o diretor de Arquivo Público da Secretaria de Estado da Administração, Rodrigo Fernando Beirão.

Para pesquisar presencialmente na APESC, o cidadão pode ir até a sede que fica no bairro Kobrasol, São José. Lá é disponibilizada uma sala de estudos, com mesas equipadas com higienizadores, lupa, além de uma mesa iluminadora de led para facilitar a leitura de documentos. Também fica no local uma equipe que auxilia os pesquisadores com os arquivos.

Serviço

Para pesquisa virtual, acesse o site bit.ly/apescvirtual, clique no botão de solicitar no canto do portal e preencha as informações necessárias e aguarde o retorno da solicitação. Somente pesquisadores que não são da Grande Florianópolis podem solicitar a pesquisa virtual.

Para pesquisa presencial, é só ir até a sede do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, localizada na  R. das Camélias, 345 – Kobrasol, São José – SC, 88102-480. A sala de pesquisa fica aberta das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Saiba mais sobre o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina

O Arquivo Público de Santa Catarina (APESC) é uma diretoria pertencente à Secretaria de Estado da Administração (SEA), sendo o órgão central da gestão de documentos produzidos pelo Estado de Santa Catarina, desde a sua criação, utilização, tramitação e destinação final.

A APESC possui quatro eixos de atuação: Organização e guarda dos documentos – que é a preparação, identificação, descrição, arranjo e acondicionamento; Divulgação e acesso à informação – que é realizado através das ações educativas, mídias sociais, visitas guiadas, oficinas, exposições e eventos; Conservação e restauração – feito com a higienização, controle do ambiente, restauração e acondicionamento dos arquivos; e a Gestão Documental – que é responsável pelo controle e normatização referentes aos documentos correntes e intermediários.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Eliza Della Barba (Jornalista)
(48) 3665-1636 / 99969-2710

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ASCOM | SEA

Eliza Della Barba | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração | Contatos: ascom@sea.sc.gov.br ou (48)3665-1636

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