Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Soluções ambientais são enfatizadas...

Soluções ambientais são enfatizadas na reunião do conselho de desenvolvimento regional em Tunápolis


Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na tarde de quinta-feira, 14, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). O encontro trimestral aconteceu na câmara de vereadores de Tunápolis. O tema central foi a discussão de soluções ambientais no que envolve a concessão de licenças e a implantação de projeto que visa recolher animais mortos nas propriedades rurais.

Dois servidores da prefeitura de Chapecó ligados a diretoria municipal de Meio Ambiente atenderam o convite da ADR e apresentaram a sistemática implantada naquele município e que possibilita a emissão mais rápida de licenças ambientais para atividades rurais, florestais, urbanas e industriais, mediante convênio com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). A explanação também teve participação de servidor da Fatma de São Miguel do Oeste.      

Conforme o presidente do conselho e secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, é importante que sempre haja a parceria dos conselheiros nas discussões, trabalhos e encaminhamentos. Segundo ele, a intenção da ADR é a cada reunião apresentar uma experiência inovadora e ou exitosa desenvolvida por algum órgão público para que possa servir para o debate e também a possível implantação na região. De acordo com o secretário, o Governo do Estado está a disposição e disposto para auxiliar os municípios.

Várias lideranças fizeram uso da palavra. Entre elas o secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, e o presidente do legislativo, Arno Mueller. A experiência do município de Chapecó foi apresentada pelo diretor de meio ambiente, Luiz Carlos Seidenfus. A Fatma participou e aprofundou o debate por meio do servidor, Anderson Staub.   

O Conselho de Desenvolvimento Regional é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional de Itapiranga. O mesmo reúne-se a cada três meses. 
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support