Solos Floripa 2023: São Joaquim sedia a 1ª Competição Latino-americana de Solos, de 26 a 28 de julho
Como parte da programação do evento científico Solos Floripa 2023, a Epagri promove uma atividade ainda pouco comum no Brasil: uma competição na qual equipes acadêmicas são desafiadas a realizarem a identificação e a interpretação de solos e suas paisagens.
A 1ª Competição Latino-americana de Solos será realizada na Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, de 26 a 28 de julho, e vai contar com uma equipe espanhola, duas equipes do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e uma equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), todas formadas por alunos de graduação e pós-graduação e coordenadas por um técnico.
Segundo a presidente do Solos Floripa 2023, a pesquisadora da Epagri/Ciram Elisângela Benedet da Silva, a competição de solo é uma importante atividade prática dos conhecimentos adquiridos sobre os solos de uma região.
Esse evento é realizado há décadas em outros países e é muito comum nos Estados Unidos e em vários países europeus e asiáticos. No Brasil a primeira edição foi realizada em 2015.
Na competição, as equipes compostas por estudantes com a coordenação de um técnico são desafiadas a conhecerem os solos e as paisagens de uma determinada região e a realizarem no campo a identificação, a classificação e a interpretação de atributos morfológicos, físicos, químicos e biológico dos perfis de solos determinando as limitações, o potencial de uso e as recomendações de manejo durante a competição.
O evento vai contar com um treinamento teórico que será realizado no Centro de Treinamento da Epagri em São Joaquim e um treinamento de campo em duas vinícolas do município.
As premiações serão dadas por equipe e individuais, entregues durante o Solos Floripa 2023, que será realizado em Florianópolis de 30 de julho a 4 de agosto.
Repórter: Kenia casagrande