Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Solenidade de 50 Anos...

Solenidade de 50 Anos da Defesa Civil de Santa Catarina é marcada por homenagens e emoção

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A Defesa Civil de Santa Catarina comemora, nesta quinta-feira, 18, seus 50 anos de existência e atuação. Em cerimônia comemorativa alusiva à data, em Florianópolis, ocorreu entrega de medalhas, homenagens, o lançamento da Canção da Defesa Civil e abertura do Edital de Coletânea de Fotografias históricas. A solenidade, marcada pela emoção, contou com a presença da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm e demais autoridades e convidados.

“A Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacionalmente e internacionalmente, ao longo desses 50 anos, nós construímos mais resiliência para lidar com os eventos adversos. Só no ano passado foram 874 desastres, cerca de dois milhões de pessoas atingidas, tivemos 13 vidas perdidas. Nós precisamos estar sempre mais preparados e atualizados para atender a população de forma rápida e eficiente, fazendo uso de meios tecnológicos de ponta, serviço de meteorologia 24 horas por dia e envio de avisos e alertas para a população. Tudo isso são tecnologias que ajudam a fazer o gerenciamento de riscos e desastres”, destacou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Coronel Armando Schroeder.

Na ocasião, o secretário, juntamente com a vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, entregaram Medalhas de “Mérito da Defesa Civil de Santa Catarina” para diversas autoridades que vivenciaram e auxiliaram nos maiores desastres registrados em Santa Catarina, como a enchente de Tubarão em 1974, as enchentes em Blumenau em 1983 e 1984, e a tragédia no Morro do Baú, no Vale do Itajaí em 2008.

A Medalha foi instituída por meio do Decreto nº 1.365, de 16 de maio de 2008, em homenagem àquele que organizou a Defesa Civil em solo catarinense: o ex-governador Colombo Machado Salles. O objetivo da Medalha é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades de Defesa Civil.

Os homenageados foram Dr. Irmoto Feuerschuette, prefeito de Tubarão em 1974; Major Clavius Medeiros Varella, ex-comandante da 3ª Companhia de Infantaria de Tubarão; Major Brigadeiro do Ar Adenir Siqueira Viana, Piloto do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira; Esquadrão de Busca e Salvamento, sediado na base aérea de Florianópolis; Sr. Ademar Felisky, prefeito de Ilhota em 2008.

As homenagens também se estenderam a alguns servidores da Defesa Civil de Santa Catarina, pessoas que trabalham veementemente para fazer com que a Secretaria esteja sempre em destaque nas ações de proteção, prevenção, autoproteção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

:: Veja as fotos da solenidade em comemoração aos 50 anos da Defesa Civil de SC

50 Anos da Defesa Civil de Santa Catarina.

Próximos eventos da Programação da Semana Estadual de Ações de Proteção e Defesa Civil

22/05 às 13h30: Participação da Academia Científica na Gestão de Riscos e de Desastres no Sala de Coletiva de Imprensa (Centro de Informação Pública/CIGERD). Evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil).

Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

23/05Manhã e Tarde: Participação das Escolas na Redução de Riscos e de Desastres: colocando a mão na massa. (Evento será realizado simultaneamente no Cigerd em Florianópolis e nas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil).

24/05 – Quarta-feira:

Radar Educa – Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina: Ferramentas e Recursos para a Gestão de Riscos e Desastres. (Evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):

Interessados fazer inscrição em: https://l1nk.dev/radareducaespecial50anos 

Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

Mais informações para a imprensa:

Thuana Raimondi
Assessoria de Comunicação
Defesa Civil de Santa Catarina
Fonte: (48) 9 9108-3538
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Site: www.defesacivil.sc.gov.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support