SOL planeja ações de turismo rural na região de Araranguá
Ações do Programa SC Rural com enforque no turismo serão impulsionadas em Araranguá e municípios da região Caminho dos Cânyons. Para articular parcerias, o diretor de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da Secretaria de Estado de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Carlos Cappelini, esteve na Gerência Regional da Epagri nesta segunda-feira, 14.
Participaram da reunião o gerente Reginaldo Ghellere e Elaine Rosoni, da equipe técnica da Gerência. A ideia é fomentar um projeto alinhado ao programa SC Rural. No encontro ficou acordado que o próximo passo será a identificação das propriedades rurais e dos atrativos turísticos da região para que a Diretoria estabeleça um roteiro de visitação técnica.
Essas ações preliminares irão embasar a elaboração e execução de projetos ligados ao turismo rural. Entre as estratégias previstas estão: capacitação, consultoria, melhoria da infraestrutura e ações de apoio à comercialização da rota.
De acordo com Cappelini, uma das propostas é ainda apoiar o processo de reconhecimento da região como Geoparque, junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura). O título foi criado para preservar e valorizar, por meio do Geoturismo, patrimônios geológicos através de estratégias de desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável da região. A Organização já reconheceu 119 geoparques em 33 países. O Brasil conta com apenas um local com esse título, a Chapada do Araripe, no Ceará.
Conheça o SC Rural
O SC Rural é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, que conta com financiamento do Banco Mundial. O objetivo é aumentar a competitividade das cadeias produtivas compostas pelos agricultores familiares e suas organizações, entre as quais, atividades de turismo rural, cujas ações são de competência da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
Informações: ASCOM SOL