Sociedade civil e poder público discutem prioridades da região de Campos Novos
Dia de pensar no desenvolvimento regional. Assim foi a última terça-feira (06), quando mais de 100 pessoas da iniciativa pública e privada dos oito municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos estiveram reunidos para trocar idéias sobre as possibilidades de desenvolvimento econômico dos municípios que compõem a 8ª Regional. O workshop foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento, em parceira com a Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, através do Programa do Governo do Estado Crescendo Juntos, e aconteceu na Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira.
Na ocasião, representantes de entidades de classe e órgãos públicos municipais e estaduais puderam receber informações pertinentes ao programa através da Secretaria de Estado do Planejamento e ainda dos parceiros dessa iniciativa do Governo do Estado, como BRDE, Banco do Brasil, Sebrae, entre outros.
Cinco diferentes eixos foram discutidos no evento, abordando ações que contribuam com o desenvolvimento regional nas áreas de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, infraestrutura e meio ambiente, ciência e tecnologia e gestão pública.
Entre as diversas ações sugeridas pelos presentes, algumas tomam destaque como a necessidade de implantação de um polo da UDESC ou Ifsc, ampliação de internet e luz no campo, criação de rotas turísticas regionais, implantação de Pelotão da Policia Ambiental, programa de capacitação de servidores públicos estaduais e municipais, implantação de CAPS I, implantação de instituto de longa permanência para idosos, utilização dos lagos das usinas hidrelétricas do planalto sul para geração de renda, bem como projetos estruturantes de incentivos as atividades leiteiras, de horticultura e bovinocultura.
O programa está sendo oferecido para 12 regiões do Estado de Santa Catarina que apresentam indicadores econômicos e sociais aquém daqueles mantidos pelo Estado. “Esta é um projeto importante na elevação dos níveis econômicos e sociais das regiões tidas como prioritárias pelo Governo do Estado neste momento. ”, explicou o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento, Luiz Carlos Mior.
Além da indicação de prioridades os presentes puderam ainda, eleger as entidades que, junto com o Governo do Estado devem coordenar o andamento dos trabalhos na região. “Ficamos satisfeitos com a participação e o engajamento das entidades civis e públicas que participaram conosco. O Núcleo executivo regional da ADR Campos Novos está formado por importantes instituições como Epagri, Cidasc, Celesc, Amplasc, e ainda CDL, Acircan, OAB, representantes das cooperativas municipais, sindicato dos produtores rurais e a associação dos engenheiros civis de Campos Novos”, afirmou Rosangela.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional e Campos Novos, Alaor Gotz, avaliou que o workshop, a exemplo das etapas anteriores do processo estão transcorrendo a contento e com a devida participação dos agentes. “ O programa todo está sendo estruturado com a participação popular e com o envolvimento dos agentes do Governo do Estado. As ações estão sendo discutidas em conjunto e visando o desenvolvimento regional. ”, finalizou.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos