Sobrevoo registra 14 baleias-francas na costa catarinense
O último sobrevoo da temporada 2023 de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina constatou a presença de 14 gigantes da espécie (7 fêmeas acompanhadas de seu filhote – Fefis) no litoral sul do estado.
O monitoramento de helicóptero foi realizado neste domingo, 5, ao longo de toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão (SC), estendendo-se até Torres (RS).
A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.
A varredura de novembro encontrou 5 Fefis entre as praias D’água e do Porto, em Imbituba, além de 2 Fefis na praia do Sol, em Laguna, o que indica a proximidade do fim do período anual de avistagens.
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está ocorrendo desde o dia 1º de julho e segue até o dia 30 deste mês.
Além dos sobrevoos, há diariamente equipes de campo realizando a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira. Um técnico do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, órgão licenciador, também acompanhou parte deste sobrevoo de novembro.
A baleia-franca conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano.
O gerente de Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, relata que os números foram satisfatórios porque evidenciam o crescimento populacional da espécie:
SONORA