Sobe o número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural reconhecidas pelo IMA em SC
Desde 2011, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) incentiva a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNEs) com o objetivo de preservar a diversidade biológica, as paisagens notáveis e os locais que apresentem elevado valor histórico e arqueológico ao estado.
Em janeiro de 2022, o IMA já havia reconhecido 19 Reservas. Em um ano, o total subiu para 25, e atualmente, 13 processos de criação de Reservas Particulares estão em andamento.
A criação de uma RPPNE é um ato voluntário do proprietário que decide constituir sua propriedade, ou parte dela nestes locais sem que isto ocasione perda do direito de propriedade.
O interessado deve apresentar Requerimento ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
O incentivo à criação de unidades de conservação em área privada contribui, para a proteção da Mata Atlântica, principalmente, por serem unidades que não necessitam de recursos públicos para regularização fundiária.
A lista das Reservas Particulares do Patrimônio Natural já criadas no Estado, bem como, as que se encontram em processo de criação pode ser conferida no site https://www.ima.sc.gov.br