Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Sistema prisional de SC...

Sistema prisional de SC foi ampliado em 2013 com foco na ressocialização das pessoas

O ano de 2013 começou com a inauguração, dia 22 de janeiro, de uma importante obra para o sistema penitenciário catarinense, o novo presídio regional de Chapecó, com área total de 6,8 m2 e 352 vagas. Já em março, o governador Raimundo Colombo assinou o primeiro pacote de obras do Pacto Por Santa Catarina para a área da Justiça e Cidadania.

Foto: Denise Lacerda/Justiça e Cidadania. Para baixar a foto clique aqui

Com isso, o sistema prisional catarinense recebeu um investimento inicial de R$ 27,7 milhões destinados à ampliação de três unidades prisionais (200 vagas na Penitenciária Sul; 324 no presídio  de Canhanduba (Itajaí);  100 novas vagas  na penitenciária de Joinville). Os recursos  também foram destinados para compra de equipamentos e uma parte foi entregue agora em novembro: 46 novas viaturas, 400 coletes multiameaça para proteção dos agentes penitenciários e 135 armas e munições foram distribuídos nas unidades de todo o estado.

“Já criamos mais de 2 mil vagas, mas não queremos apenas abrir espaços nas cadeias. Nossos programas de humanização e ressocialização procuram dar dignidade e trabalho aos presos”, enfatiza  Ada De Luca.

Ela lembra que o estudo realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) coloca Santa Catarina em primeiro lugar no ranking dos Estados que promovem a ressocialização pela oferta de trabalho. Cerca de 6,5 mil apenados (43%) exercem atividade laboral nas unidades prisionais.

“Isto é uma grande conquista. Quando nós assumimos a secretaria eram apenas 20 convênios celebrados para oferta de trabalho. Fizemos uma verdadeira revolução no sistema. Multiplicamos em dez vezes este número e hoje são mais de 200”, destaca a secretária. É importante também destacar que Santa Catarina ainda ocupa o primeiro lugar no ranking das taxas de evasão. “Um percentual de 95,4% dos presos que são soltos para saída temporária retornam para as unidades prisionais. É um excelente número”, conclui Ada De Luca.

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support