Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Sistema preventivo de cheias...

Sistema preventivo de cheias começa a ser instalado no Alto Vale do Itajaí

O projeto de prevenção de desastres previsto para o Alto Vale do Itajaí começou a ser efetivado esta semana, com o início das obras de edificação da torre na qual será fixado o radar meteorológico, em Alto Ribeirão Concórdia, Lontras. Esta primeira etapa compreende a instalação do canteiro de obras e de um gerador de energia, necessários para dar andamento às obras. O prazo de conclusão dessa fase é de seis meses. Depois de instalada a torre é que o radar vai ser colocado para funcionamento.

Paralelo à instalação da torre, será construída uma subestação de internet interligada diretamente com Itajaí, onde fica a central das informações sobre eventos climáticos. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, sargento James Rides da Silva, o sistema estará em pleno funcionamento entre fevereiro e maio de 2014.

Depois de instalado, o radar terá a autonomia de coletar informações em um raio de 240 quilômetros de onde será fixado. Além disso, a cobertura total diametral será de 400 quilômetros. O equipamento irá prever eventos como precipitações, granizo, vendavais e descargas elétricas, sendo que essas informações poderão ser repassadas com até 4 horas de antecedência à população e com uma precisão de 90% do local onde vai ocorrer.

A instalação do radar é feita pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que escolheu o modelo e forneceu o equipamento. A instalação de internet no local onde a torre está sendo construída foi exigência da empresa. O investimento total previsto no sistema de prevenção é de R$ 2,4 milhões. Instalado, o equipamento cobrirá 77% do nosso Estado. Essa cobertura será feita de forma diferente do que é feita hoje. “Foi exigência do secretário Milton Hobus, – da Defesa Civil, que os dados sejam disponibilizados através de um software para qualquer pessoa”, disse o coordenador Rides da Silva. Segundo ele, o usuário de smartphones, por exemplo, poderá baixar um aplicativo e receber em tempo real as informações sobre qualquer fenômeno climático que possa ocorrer. “É uma forma de comunicação muito rápida e que servirá para deixar as pessoas preparadas”, exaltou.

As informações também poderão ser conhecidas através do site da Defesa Civil. O software está sendo desenvolvido e todo o sistema deve estar disponível até o começo do ano.

Mais informações:
Homero Buzzi
Email:imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47) 3526-3014