Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Sistema de monitoramento por...

Sistema de monitoramento por imagem intimida infratores em São Lourenço do Oeste

As 13 câmeras de monitoramento implantadas em pontos estratégicos na cidade de São Lourenço do Oeste garantem agilidade na atuação da Polícia Militar e maior segurança à população. O sistema atua como um aliado no trabalho dos profissionais da segurança pública.

O monitoramento urbano por câmeras de vídeo se tornou realidade em São Lourenço do Oeste há pouco mais de três anos por meio de uma parceria entre o Estado de Santa Catarina e município. A necessidade da implantação deste sistema de vigilância se justificou na ocasião pelo crescimento significativo do município observado na última década, com consequente aumento da criminalidade, especialmente casos de roubo e furto, além da depredação do patrimônio público.

Eficiência

Hoje, de acordo com Vilmar Rosa, Comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar de SLO, pode se afirmar que a ação certamente contribuiu para intimidar os infratores e até mesmo facilitar as investigações policiais, oferecendo prova material em delitos e infrações, aprimorando o trabalho da Polícia.

“Observamos uma diminuição significativa do número de furtos a estabelecimentos comerciais e danos ao patrimônio público” – relata o comandante. Além disso, infrações de trânsito também são flagradas em maior número com o videomonitoramento. De janeiro até agora, foram 95 autuações de trânsito por infrações cometidas em vias monitoradas. Parar sobre a pista de rolamento, mesmo com o pisca alerta acionado é proibido, entretanto, é uma das infrações mais comuns, seguida de retorno pela faixa de pedestre, ignorar a sinaleira e avançar com o sinal vermelho, trafegar na contramão, etc. “O monitoramento por câmeras possibilitou penalizar os imprudentes – diz.

As imagens em tempo real captadas pelas câmeras espalhadas pela cidade são monitoradas por efetivos em uma sala de vídeo na própria Companhia de Polícia . Ainda de acordo com o comandante, com o centro da cidade sendo monitorado pelas Câmeras, é possível garantir as rondas nos bairros com viaturas e efetivos.

O sistema
O sistema de monitoramento implantado em São Lourenço faz parte de um Programa intitulado “Bem-te-vi”, da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O nome do programa faz alusão ao bem-te-vi, pássaro que costuma fazer barulho quando presencia algo de anormal em seu território.

 

Informações adicionais para a imprensa

Juliana Balotin

Assessoria de Comunicação

ADR – São Lourenço do Oeste

49 98837 6965