Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Sistema de gestão usado...

Sistema de gestão usado por quase 50 instituições será apresentado a servidores da Udesc na segunda

O major do 3º Batalhão de Comunicações do Exército, Sérgio Reinert, fará uma apresentação sobre o sistema GPWEB aos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na segunda-feira, 16, das 8h30 às 10h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

“Recomendamos especialmente a participação dos pró-reitores, diretores e coordenadores e de servidores das áreas de Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia da Informação”, destaca o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing.

O GPWEB é um software livre que começou a ser desenvolvido pelo Exército em 2008 e atualmente está na versão 8.4.5, com cinco módulos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gestão de documentos, mensagens corporativas e agenda coletiva. 

“Na Udesc, a Setic vem desenvolvendo uma versão-piloto do sistema desde 2012, com foco nos módulos de gestão estratégica e gerenciamento de projetos”, afirma o secretário. “Mas ainda não há prazo para implantar essas duas ferramentas em toda a universidade.”

Mais controle e transparência
O módulo de gestão estratégica possibilita montar planos, mapas estratégicos, controle de indicadores, práticas e relatório diversos com as pontuações do governo federal e da Fundação Nacional da Qualidade (FQN).

Essa ferramenta também está integrada ao módulo de gerenciamento de projetos, que tem diversas interfaces para criação e controle e já está alinhado às metodologias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). 

Wensing ressalta que essas ferramentas do software são fáceis de serem usadas e complementarão outros sistemas da Udesc, trazendo mais “controle e transparência”.

Amplo uso
O GPWEB já é utilizado por quase 50 instituições públicas brasileiras, entre as quais Presidência da República, ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Integração e do Turismo, Marinha, Exército, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União.

Além disso, é usado em tribunais de contas e das justiças comum, eleitoral, militar e trabalhista, universidades federais, governos e ministérios públicos estaduais, corpos de bombeiros e organizações públicas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No Portal do Software Público Brasileiro, a comunidade que desenvolve códigos do sistema já tem mais de 12 mil membros.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support