Sistema de gestão usado por quase 50 instituições será apresentado a servidores da Udesc na segunda
O major do 3º Batalhão de Comunicações do Exército, Sérgio Reinert, fará uma apresentação sobre o sistema GPWEB aos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na segunda-feira, 16, das 8h30 às 10h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
“Recomendamos especialmente a participação dos pró-reitores, diretores e coordenadores e de servidores das áreas de Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia da Informação”, destaca o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing.
O GPWEB é um software livre que começou a ser desenvolvido pelo Exército em 2008 e atualmente está na versão 8.4.5, com cinco módulos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gestão de documentos, mensagens corporativas e agenda coletiva.
“Na Udesc, a Setic vem desenvolvendo uma versão-piloto do sistema desde 2012, com foco nos módulos de gestão estratégica e gerenciamento de projetos”, afirma o secretário. “Mas ainda não há prazo para implantar essas duas ferramentas em toda a universidade.”
Mais controle e transparência
O módulo de gestão estratégica possibilita montar planos, mapas estratégicos, controle de indicadores, práticas e relatório diversos com as pontuações do governo federal e da Fundação Nacional da Qualidade (FQN).
Essa ferramenta também está integrada ao módulo de gerenciamento de projetos, que tem diversas interfaces para criação e controle e já está alinhado às metodologias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI).
Wensing ressalta que essas ferramentas do software são fáceis de serem usadas e complementarão outros sistemas da Udesc, trazendo mais “controle e transparência”.
Amplo uso
O GPWEB já é utilizado por quase 50 instituições públicas brasileiras, entre as quais Presidência da República, ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Integração e do Turismo, Marinha, Exército, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União.
Além disso, é usado em tribunais de contas e das justiças comum, eleitoral, militar e trabalhista, universidades federais, governos e ministérios públicos estaduais, corpos de bombeiros e organizações públicas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
No Portal do Software Público Brasileiro, a comunidade que desenvolve códigos do sistema já tem mais de 12 mil membros.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143