Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Sistema de Esgotamento Sanitário...

Sistema de Esgotamento Sanitário de Xanxerê está em fase de testes para atender 5 mil moradores

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Xanxerê, no Oeste, já está em sua fase de testes com primeiras ligações. Em sua capacidade máxima, ele vai atender cerca de 5 mil moradores nos bairros Centro, Castelo Branco, La Salle e partes do Primo Tacca, Bortolon e dos Esportes. A obra teve investimento de R$ 6,5 milhões, com recursos de parceria da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

No total, são mais de 22 km de rede coletora instalada na cidade e mais 1,4 km de tubulação emissária. A Estação de Tratamento de Esgoto terá capacidade para tratar mais de 1,3 milhão de litros de esgoto por dia.

O novo SES vai trazer benefícios ao meio ambiente, em especial ao rio Xanxerê. Isso porque à medida em que as ligações forem acontecendo, serão inativadas as fossas residenciais e comunitárias. Com isso, serão evitados vazamentos e outras formas de poluição.

A previsão é iniciar a pré-operação da ETE com o recebimento do esgoto das primeiras ligações ainda em março. A partir deste mês, os moradores vão gradualmente receber nas faturas o aviso para se conectarem à rede. Também está previsto um trabalho socioambiental de orientação, com visitas domiciliares, entrega de folders e ações de educação ambiental.

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support