Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Sistema de Administração Tributária...

Sistema de Administração Tributária da Fazenda/SC completa 20 anos

Fotos: SEF/SC, Divulgação

Com mais de 1.800 funcionalidades para facilitar a vida do contribuinte catarinense, SAT é considerado modelo para o Brasil e oferece serviços fiscais que vão da arrecadação tributária à documentação fiscal

Considerado um modelo para o Brasil, o Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) está completando 20 anos em junho. Com mais de 1.800 aplicações disponíveis, o SAT disponibiliza hoje ao contribuinte a automatização de uma série de processos do Fisco, o que na prática é sinônimo de mais agilidade e menos burocracia para o cidadão. 

“O SAT é um importante instrumento de gestão fiscal e financeira do Estado, um sistema que centraliza os principais serviços tributários de Santa Catarina e facilita a vida de quem investe, trabalha e produz aqui”, disse o secretário Cleverson Siewert. “O meu agradecimento aos auditores fiscais, analistas da receita, desenvolvedores e profissionais que direta e indiretamente colaboraram para transformar o SAT em referência para todo o Brasil”, acrescentou o secretário. 

Para marcar as duas décadas de implantação do primeiro módulo fiscal do SAT, a equipe da Fazenda/SC se reuniu na última segunda-feira, 5, e homenageou três auditores fiscais:  Ari José Pritsch, Cláudio Roberto Chiesa e Fabrício Nees. Cada um deles recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado no SAT e no Fisco de SC – os três se aposentaram durante a pandemia da Covid-19. 

Gerente de Sistemas de Administração Tributária da SEF/SC, o auditor fiscal Omar Afif Alemsan agradeceu o comprometimento de todos que diariamente se dedicam para que o SAT continue com o “padrão crescente de qualidade na prestação de serviços aos cidadãos”. “Trabalhamos para um universo de 789.500 contribuintes de ICMS e praticamente 30 mil contabilistas. Nosso cadastro tributário é modelo no País e Santa Catarina é líder no grupo de trabalho que reúne os Estados em torno desse tema”, relatou Afif.

20 anos de história

Em 3 de junho de 2003, entrou em funcionamento o primeiro módulo de cadastro eletrônico de contribuintes, o SAT. Considerado um case de sucesso pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Sistema de Administração Tributária de SC é referência para outros órgãos fazendários no País. “Juntamente com a página oficial, o SAT é o grande canal de comunicação da Fazenda com o contribuinte e o contabilista. E é também o grande centro de desenvolvimento da automação da administração tributária, com a automatização de tarefas que até então exigiam o uso maciço de mão de obra e a execução de ações de cobrança”, relatou Afif.

O quadro do SAT é composto de auditores fiscais, analistas da receita, desenvolvedores do CIASC e desenvolvedores de TI terceirizados. Entre os usuários estão servidores públicos e contribuintes – contabilistas, advogados, gráficas e transportadoras.

Entre os objetivos do sistema estão o incentivo ao cumprimento voluntário das obrigações tributárias, o aumento da produtividade da máquina pública (arrecadação), a transparência e a modernização dos processos. “A cada nova aplicação que é disponibilizada, o resultado é menos balcão de atendimento, menos fila, menos telefone. Mas também acaba sendo mais uma aplicação em que precisa haver manutenção e evolução com o tempo”, explicou Afif.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 99125-8513
Roelton Maciel (47) 99938-7461
ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support