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Sisprev Web: novo módulo previdenciário do Estado entra na etapa de homologação

Nesta semana, o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina(IPREV) deu mais um passo importante na implementação do novo sistema previdenciário, o Sisprev Web. Os profissionais da Agenda Assessoria, empresa parceira e responsável pela confecção do software, estiveram presentes para dar continuidade às etapas do projeto, que atualmente se encontra em fase de homologação dos módulos.

Este novo sistema trará mais agilidade e automação nas atividades previdenciárias, intercomunicando-se com sistemas externos, trazendo cruzamentos de dados, parâmetros com a legislação previdenciária, relatórios estatísticos para gestão e tomada de decisões, entre outros benefícios.

Em que consiste a etapa de Homologação?

Nesta fase, os processos de trabalho do IPREV são ajustados ao Sisprev Web, garantindo que todas as parametrizações sejam validadas. Isso inclui a adaptação de tarefas específicas, como por exemplo os processos de aposentadoria, para que se encaixem perfeitamente no novo sistema. Antes de iniciar o treinamento dos servidores, é essencial que o software esteja devidamente ajustado, evitando a necessidade de mudanças posteriores.

Adequação às necessidades dos setores do IPREV

Durante a homologação, as necessidades de cada setor são cuidadosamente consideradas para adequar o software às suas rotinas de trabalho. Isso inclui encontrar maneiras de automatizar e otimizar a transferência de informações. Os servidores de diversos setores do IPREV foram consultados para avaliar o funcionamento do sistema, garantindo que os itens contratados estejam alinhados com as demandas reais dos usuários.

Cronograma de Homologação

A previsão é que a fase de homologação seja concluída até agosto. Nesta última semana, focou-se na homologação dos benefícios, cadastramentos, áreas administrativas, aplicativos e portal do segurado. Em julho, a homologação será voltada para a parte financeira, incluindo arrecadação, aplicações e compensação previdenciária. No início de agosto, a folha de pagamento será a prioridade.

Reunião de Integração com a SEA

O IPREV e a Agenda Assessoria realizaram uma reunião conjunta com membros da Secretaria de Administração (SEA) para alinhar a comunicação entre os sistemas. A integração com o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) é uma das partes mais importantes do projeto. Muitas informações necessárias para o Sisprev Web são provenientes do SIGRH, e vice-versa, além de outros sistemas como o Boavista, administrado pelo CIASC.

Durante a apresentação, o IPREV destacou o histórico de pedidos de integração enviado à SEA, o qual inclui as informações de manutenção dos consignados em folha de pagamento, assentamento de afastamentos, dados financeiros, tabela de vencimentos, transcrição funcional, mapa de tempo de contribuição, contracheque, ficha financeira, etc

Atualizações e próximos passos

Atualmente, o Sisprev Web já está carregado com as informações de janeiro e fevereiro de 2024 do SIGRH. A intenção é que, uma vez concluída a etapa de integração, as informações sejam atualizadas mensalmente no Sisprev Web, assim que a folha definitiva do mês for computada. A próxima visita da Agenda Assessoria será dedicada à etapa de treinamento dos servidores, na qual efetivamente poderá se colocar a mão na massa e familiarizar-se com o novo sistema.

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Escrito por:

Fernando Kleis | IPREV

Assessor de Comunicação Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - IPREV

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