Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Síntese da agricultura catarinense...

Síntese da agricultura catarinense 2012/13 será lançada nesta quarta-feira

Os principais avanços do setor agropecuário catarinense serão apresentados nesta quarta-feira, 4, com o lançamento da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2012/13, pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e, às 14h30, no auditório da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), em Florianópolis. A publicação apresenta os dados mais importantes da produção e do mercado dos produtos da agricultura, da pecuária, a apicultura, da aquicultura e do setor florestal catarinense. Faz parte destas análises também o balanço de oferta e demanda do Brasil e de Santa Catarina, incluindo as exportações e importações.

Esta é a trigésima quarta edição da Síntese Anual da Agricultura, produzida pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri.O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salienta que “apesar das dificuldades do início do ano, o setor agropecuário mostrou mais uma vez grande capacidade de reação e recuperação, baseado na diversificação das atividades, na organização das cadeias produtivas e na tenacidade do agricultor e empresário catarinense”. De acordo com a obra, houve aumento das exportações do agronegócio catarinense, que foram fundamentais para o crescimento de algumas cadeias produtivas do Estado,  especialmente a carne suína que passou a ser aceita no Japão, obtendo preços melhores para o produto.

 “A Síntese é uma ferramenta de trabalho fundamental para todos os envolvidos no agronegócio”, ressaltou o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, que considera que a obra é o livro de cabeceira dos gestores da agropecuária de Santa Catarina, pois apresenta os dados mais importantes da produção e do mercado catarinense. Um aspecto evidenciado nesta edição é de que o período analisado (safra 2012-2013) foi bastante favorável às principais atividades da agropecuária catarinense, com preços favoráveis nos mercados interno e externo, em geral acima dos níveis históricos. Além do mercado favorável, esta safra teve bom desempenho produtivo para a maior parte das atividades, com aumento de produção e de produtividade.

É destacada também a ampliação das ações federais e estaduais de apoio à agropecuária e pesca no Brasil e em Santa Catarina ao longo dos anos. As abordagens das políticas públicas e do crédito rural indicam que houve tanto inovações quanto ampliações nos instrumentos de apoio setorial, bem como avanços sistemáticos na quantidade dos recursos financeiros à disposição dos agricultores. O Estado continua como maior produtor nacional de maçã, cebola, ostras e suínos; o segundo de frango, arroz e fumo e o terceiro na produção de banana e trigo. O setor agropecuário é responsável por 60% das exportações catarinenses.

A Síntese 2012-2013 contém também dados sobre as populações e a divisão do território segundo as microrregiões geográficas e os municípios de Santa Catarina, balanço de oferta e a demanda, valor bruto da produção, preços agrícolas e preços mínimos.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}