Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Sine (Serviço Nacional de...

Sine (Serviço Nacional de Emprego)

sine materia

O Sine busca facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. O serviço, do governo federal com contrapartida do governo do Estado, é vinculado, em Santa Catarina, à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).  Um dos serviços prestados é a Intermediação de Mão de Obra, onde é realizado um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis nos postos de atendimento. A vantagem da intermediação é que o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda a indicação para cursos de qualificação que possam adequá-lo ao mercado de trabalho, reduzindo os custos e o tempo de espera por uma vaga.  

Os trabalhadores que procuram uma unidade do Sine também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional gratuitos. O Pronatec Social é um desses programas. Ainda é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego nos postos do Sine/SST.

Para dar suporte aos serviços oferecidos nos postos do Sine/SST foi criado o atendimento psicossocial em postos vinculados à SST. As equipes de atendimento dão dicas sobre como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com deficiência, por exemplo.

sine movel materia

Outra atividade oferecida é o Sine Móvel, que oferece os mesmo  serviços dos postos fixos. Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.

Os postos de atendimento ao trabalhador estão disponíveis no site da SST.

Veja os endereços e os telefones de cada unidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support