Simulação da Marinha comprova segurança do Porto de São Francisco do Sul
Um local seguro e protegido, preparado para repelir eventuais ameaças de invasão.
Essa aptidão foi comprovada pelo Porto de São Francisco do Sul durante o Exercício de Defesa Naval de Porto, realizado pela Marinha do Brasil, esta semana, e que simulou um ataque ao Complexo Portuário do Norte catarinense.
O propósito do exercício foi treinar os militares nos procedimentos para a ocupação de pontos sensíveis das instalações portuárias e atuar na defesa do local, em colaboração com a autoridade portuária.
A operação, coordenada pelo Comando do 5º Distrito Naval, com sede no Rio Grande (RS), contou com o envolvimento de 271 efetivos da Marinha.
O treinamento verificou a segurança do Porto e a capacidade da Guarda Portuária em identificar uma invasão, acionando as Forças Armadas imediatamente, para o emprego de medidas preventivas e repressivas contra os agentes perturbadores da ordem pública.
Durante o exercício foram utilizados quatro navios de guerra. Na área terrestre, atuaram tropas e viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS), em coordenação com agentes da Guarda Portuária.
“A intenção foi manter as operações portuárias e a operacionalidade do Porto, mesmo sob eventuais ameaças, garantindo a segurança patrimonial das instalações e do pessoal, contribuindo assim para a segurança nacional”, destacou o Comandante da Operação, capitão de fragata Jorge Augusto.
Participaram também do evento, indivíduos simulando agentes perturbadores da ordem pública, militares do Comando Naval de Operações Especiais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate e o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.
Repórter: Kenia Casagrande