Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Simpósio da Indicação Geográfica...

Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense é realizado em Canoinhas


Diretor de extensão da Epagri, Paulo Arruda, fala para público e autoridades/ Foto: Secom ADR Canoinhas

Cadeia produtiva e comunidade de todo o Planalto Norte Catarinense estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, para o Simpósio da Indicação Geográfica (IG) do Planalto Norte Catarinense para Erva-mate. O evento foi realizado na Associação dos Servidores Públicos do município de Canoinhas (Asemca). “Esse evento buscar divulgar a importância e promover a Indicação Geográfica desse produto tão importante que é a erva-mate”, destaca o engenheiro agrônomo da Epagri Canoinhas e também coordenador do Projeto IG no Planalto Norte, Gilberto Neppel.

O Simpósio foi formado por palestras, atividades artísticas, culturais e degustação de produtos derivados da erva-mate. As palestras discutiram diversos assuntos, como desenvolvimento territorial, associativismo, características ambientais, econômicas, perspectivas e desafios da erva-mate na região. Foi também lançado um documentário que está sendo produzido pela Epagri e que está dividido em quatro blocos: o território do Planalto Norte catarinense, a história da erva-mate, a erva-mate e os produtos desenvolvidos a partir dela e por último a IG.

O evento ainda contou com uma exposição de 90 banners, que retratam diversos temas relacionados ao território da IG, entre eles as cachoeiras, as ervateiras, a história do território e da erva-mate, as estações ferroviárias, os municípios que compõem o território, além de mapas diversos. Após o Simpósio, esses banners vão percorrer as escolas da região.

O Simpósio da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense para erva-mate é realizado pela Epagri e pela Associação de Produtores de Mate do Planalto Norte Catarinense (Aspromate), com apoio do Sindicato das indústrias de Mate do estado de Santa Catarina (Sindimate). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o principal financiador de todo o processo de busca da IG.

Palestras

Engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto da Indicação Geográfica (IG) do Planalto Norte Catarinense (PNC), Gilberto Neppel falou sobre: Contextualização da IG da Erva-mate.

Historiador Fernando Tokarski: falando sobre História da erva-mate no PNC.

Denilson Dortzbach da Epagri/ Ciram: Caracterização ambiental e delimitação da IG do PNC.

Léo Teobaldo Kroth da Epagri: Caracterização socioeconômica da IG do PNC.

Anésio Cunha Marques: Caracterização da paisagem da erva-mate.

Extensionista da Epagri, Camila Croge: Perfil sensorial da erva-mate do PNC

Jamile Milan, da Aprovale: Desenvolvimento territorial e Indicação Geográfica.

Diretora executiva da ASBANCO, Eliane Cristina Muller: Associativismo.

Presidente do Sindimate, Juliane Seleme: Perspectivas/ desafios do setor da erva-mate.

Autoridades presentes:

Participaram da abertura o prefeito de Canoinhas, Beto Passos e seu vice, Renato Pike; presidente da câmara, Wilmar Sudoski; diretor de extensão da Epagri, Paulo Arruda; presidente do Sindimate, Juliane Seleme; representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Absatecimento, Diogo Pierangeli Carvalho; gerente regional da Epagri Canoinhas e gerente interino da estação experimental, Donato Noernberg; secretário de agricultura de Canoinhas, Edson Kuroli; representando o deputado Antonio Aguiar, o assessor Douglas Alan da Silva; além de diversas autoridades de toda região do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná.

Sobre a Indicação Geográfica da erva-mate do Planalto Norte Catarinense

O processo de solicitação da IG para erva-mate do Planalto Norte Catarinense foi desencadeado por uma demanda dos ervateiros da região e vem sendo conduzido pela Epagri. Agora, os estudos, realizados pela Epagri e outras instituições, com levantamento e caracterização de clima e solo, relato histórico da produção, regras que diferenciam a erva-mate da região e outros aspectos, estão em fase de encerramento. Eles serão reunidos em um dossiê a ser entregue no início do ano que vem ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão que decide pela concessão ou não da IG.

A Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, a erva-mate do Planalto Norte se diferencia das outras pelo paladar suave, especialmente pelo sistema de produção, conforme explica Gilberto Neppel. Na região a planta é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, que aliado às características de solo e clima locais, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ele é amplamente comercializado.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support