Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Simpósio Catarinense de Imunização...

Simpósio Catarinense de Imunização discute desafios para o resgate das altas coberturas vacinais

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 22 e 23 de novembro, o 2º Simpósio Catarinense de Imunização. A abertura do evento teve a participação do secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; do assessor técnico do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde (MS), Thiago Fernandes da Costa, do superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa Júnior; e do diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck.

O secretário Diogo Demarchi agradeceu a presença de todos os trabalhadores da saúde no evento e reforçou que o desafio de elevar as coberturas vacinais no estado é um trabalho conjunto e que cada um tem papel fundamental nesse processo. “Para que toda essa engrenagem funcione, precisamos de todos engajados e debates como os promovidos por esse Simpósio são importantes para que possamos entregar os melhores serviços para a população. Queremos coordenar esse movimento de recuperação das coberturas vacinais dialogando, construindo juntos”, finalizou.

O assessor técnico do Ministério da Saúde, Thiago Fernandes da Costa, compartilhou da mesma opinião. Para ele, a vacinação é um tema que precisa ser recorrentemente debatido e a queda das coberturas vacinais não é um problema só do Ministério da Saúde ou do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, portanto, precisa da participação de todos para a recuperação. “O PNI entende que não tem como fazer uma ação efetiva sem estar próximo dos estados e municípios. Então, o movimento este ano foi de aproximação, para entender melhor as dificuldades. Para fazer uma política pública mais concisa, de aproximação. A gente entende que só vai conseguir avançar na vacinação se a gente fizer um trabalho conjunto, realizado com estados e municípios e foi assim que nasceu a estratégia desse ano, de microplanejamento. De adequar as ações de acordo com a realidade de cada local”, ressaltou Costa.

Para o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, a elevação das coberturas vacinais é uma ação prioritária. “Viemos agora de uma grande e recente Campanha de Vacinação, a da Covid-19, que nos possibilitou reduzir o número de casos graves e mortes pela doença e é importante reconhecer o empenho de todos nessa ação, mas ainda restam desafios importantes. O Simpósio é uma oportunidade para isso, para qualificar o processo de imunização e, consequentemente, elevar as coberturas vacinais.”, destacou.

O 2º Simpósio Catarinense de Imunização também contou com a participação de diversas autoridades referência em imunização que abordaram temas como a importância da vacinação e do Programa Nacional de Imunizações; as estratégias para melhorar as coberturas vacinais; a segurança e a efetividades das vacinas; as implicações da recusa da vacinação em crianças e adolescentes; a importância de uma comunicação eficaz no combater a desinformação; entre outros.

O médico pediatra Renato de Ávila Kfouri enfatizou em sua fala que o estado de Santa Catarina sempre foi referência na vacinação, com altas coberturas vacinais, e reforçou a importância de manter coberturas elevadas. “Cobertura vacinal elevada resulta em controle de doenças. No caso do sarampo, a circulação do vírus foi eliminada no Brasil em 2016, mas depois, com as baixas coberturas vacinais, nós reintroduzidos o sarampo no país. Isso mostra o esforço que precisamos fazer, mesmo com a doença eliminada, para não voltar a ter casos”, ressaltou o médico.

Os municípios de Peritiba, Criciúma, Presidente Getúlio, Fraiburgo, Tubarão e Xanxerê inscritos previamente e selecionados por uma banca avaliadora também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de experiências exitosas na área da imunização com enfoque nas estratégias utilizadas para o aumento das coberturas vacinais.

A gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, aproveitou a sua fala durante o 2º Simpósio para parabenizar e agradecer o empenho das equipes municipais nas Campanhas de Vacinação, em especial na última Campanha de Multivacinação. “A gente viu os resultados, a adesão positiva. Algo que nos chamou a atenção foi quando fomos olhar os dados finais e vimos que 71% das crianças menores de um ano estavam com vacinas em atraso”, finalizou a gerente.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support