Siderópolis recebe obras para melhorias no abastecimento
Foto: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está realizando obras de melhorias para reforçar o abastecimento e garantir a segurança hídrica em Siderópolis. Estão em andamento a expansão dos reservatórios, os serviços para a setorização das redes e as ampliações.
Em andamento, está a ampliação da rede de abastecimento com novos reservatórios R1, R14, e R15. O R1, no Bairro Santa Luzia, receberá outro tanque de 1,5 milhão de litros; já o R14, no Bairro Mina do Toco, receberá um de 200 mil litros; e o R15, no Bairro São Marcos, terá acréscimo de 1 milhão de litros. Vale lembrar que o R14 e R15, apesar de estarem instalados em Criciúma, também abastecem diretamente a população de Siderópolis.
Ao todo serão 2,7 milhões de litros a mais abastecendo Siderópolis e parte de Criciúma. A ampliação do R14 vai ser crucial para a segurança hídrica do Bairro Montenegro, que possui períodos de instabilidade. Em paralelo a todas essas expansões, também está sendo feita a setorização da rede em Siderópolis. Esse tipo de manobra consiste em separar a rede em trechos para que se torne mais fácil a manutenção e também para minimizar o impacto de emergências e imprevistos.
Após essas quatro melhorias, o reservatório R4 também está marcado para ser expandido, com mais um tanque de 200 m³, que abastece os bairros Santa Luzia, Alto Rio Maina e São Martinho. Ainda está prevista a conclusão do Projeto de Ampliação de Rede (PAR) já iniciado em São Martinho, para atender toda a população do bairro.
Esse conjunto de obras para o setor de água representa um investimento de mais de R$ 5 milhões que a Casan faz em Siderópolis e região, beneficiando toda a região Sul do estado.