Sicos se reúne com representantes da economia solidária catarinense para discutir ações do segmento
Foto: Divulgação Sicos
A Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) recebeu na manhã desta quarta-feira, 10, representantes do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes) e do Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES) para debater ações futuras no segmento.
O encontro aconteceu com a presença do secretário-adjunto, Jonianderson Menezes e da secretária do Conselho Estadual do Artesanato e Economia Solidária, Fabiana Lopes Ribeiro, que receberam a presidente do Conselho, Heloiza de Alcântara Camilo. Outros participantes foram o conselheiro da Ceaes, Yuri Lourenço do Amaral e a coordenadora do FCES da Grande Florianópolis, Fernanda da Cruz Martins.
Para o secretário-adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes a reunião é um primeiro contato para fomentar a comercialização, o negócio justo e solidário e o consumo sustentável. “Na Economia Solidária, encontramos milhares de trabalhadores organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho e buscando sua emancipação, com potencial de transformação social a partir da geração de trabalho e renda. Por isso, é importante estarmos próximos desses profissionais”, destaca.
O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns, explica que o objetivo do encontro é de “impulsionar centenas de trabalhadores que atuam sob os princípios da economia solidária, fortalecendo o desenvolvimento econômico no estado”.
A secretária do Conselho Estadual do Artesanato e responsável pelo setor de Economia Solidária da SDE, Fabiana Lopes Ribeiro, destaca que a ideia é criar mais políticas públicas de economia solidária do Estado. “Reuniões como essa são importantes para o bom andamento das ações da secretaria, bem como aproximar a gestão das demandas do segmento”, destaca.
Texto: Pablo Mingoti