Setur participa da abertura da Colheita da Maçã em Fraiburgo
Com o objetivo de experienciar um dos maiores atrativos turísticos de Fraiburgo, a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, foi ao Meio-Oeste de Santa Catarina para a abertura da tradicional Colheita da Maçã, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. O evento reuniu produtores, empresários e autoridades estaduais e locais na Terra da Maçã.
Com mais de 3,2 hectares de maçãs e inúmeras indústrias de processamento e seleção, Fraiburgo chama a atenção por proporcionar aos turistas a experiência de colher a fruta direto da macieira. Para Catiane Seif, a Colheita da Maçã carrega grandes expectativas, não só para a cidade, mas para todo o estado. “Além de ser uma experiência enriquecedora, a Colheita da Maçã é também um momento muito importante para a economia não só local, mas de todo o território catarinense, já que Fraiburgo é responsável por cerca 15% da produção da fruta em Santa Catarina”, afirma.
Nacionalmente conhecida por Terra da Maçã, Fraiburgo carrega esse nome pois ali foi plantada a primeira muda de maçã comercial do Brasil, em 1963. Além de alavancar a mão de obra e a economia, a colheita da fruta ainda é responsável pelo fortalecimento do turismo local. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Santa Catarina deve produzir quase 500 mil toneladas de maçã em 2024, sendo 85 mil toneladas produzidas por Fraiburgo, a qual é composta por 41 produtores da fruta.
Com belas paisagens naturais, Fraiburgo atrai turistas de todo o Brasil que desejam vivenciar a experiência de colher a maçã do pé e entender melhor sobre sua produção. Celebrando os costumes e tradições dos descendentes, a cidade faz parte da IGR do Vale dos Imigrantes, que possui grande influência dos imigrantes da região do Tirol.