Setor de serviços cresce 6,1% em Santa Catarina e supera média nacional
![](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/028_valente_310120236003.jpg)
Resultado positivo no setor de serviços em 2024 foi puxado principalmente pelo segmento de transportes, que acumulou alta de 8,3% – Foto: Eduardo Valente/GOVSC
O setor de serviços de Santa Catarina registrou crescimento do volume de vendas na ordem de 6,1% entre janeiro e dezembro de 2024. O percentual ficou acima da média nacional, que no mesmo período somou elevação de 3,1%. Assim, Santa Catarina ficou entre os estados que tiveram maior crescimento do setor ao longo do ano passado. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta quarta-feira, 12, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
O crescimento catarinense de 6,1% em 2024 foi puxado, principalmente, pelo segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou elevação de 8,3%. Outros segmentos, como serviços prestados às famílias (5,4%), serviços de informação e comunicação (5,1%), bem como serviços profissionais, administrativos e complementares (3%) também tiveram alta.
O governador Jorginho Mello atribui o resultado ao bom momento do emprego e renda em Santa Catarina. “Temos a menor taxa de desemprego em 10 anos, de apenas 2,8%, e geramos mais de 100 mil vagas formais de emprego em 2024. Tudo isso puxa a nossa economia pra cima. Assim, as famílias e empresas têm maior renda para consumir serviços. É importante destacar também a participação do setor de transportes, que alavancou o desempenho no ano passado. Como temos portos de excelência, contribuiu muito pra esse segmento”, destaca.
Santa Catarina se destaca entre os estados brasileiros
Com a elevação de 6,1%, Santa Catarina ficou bem acima da média brasileira de 3,1%. O resultado catarinense também supera os vizinhos Paraná (3,6%) e Rio Grande do Sul (-7,3%) – este último muito prejudicado pelas enchentes. Santa Catarina ainda ficou à frente de estados como São Paulo (4,5%), Rio de Janeiro (4%) e Minas Gerais (2%).
“O desempenho do setor de serviços mostra como a economia de Santa Catarina está aquecida. Nossa atividade econômica registra alta na casa de 5,6% e isso impacta em diversos setores. O estado é, mais uma vez, destaque nacional pelo crescimento acima da média, principalmente se comparado com unidades da federação que têm uma base de comparação maior”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
No ranking nacional, Santa Catarina ocupa a 5ª colocação. O estado ficou atrás apenas de Amazonas (10,2%), Amapá (7,7%), Sergipe (7,1%) e Espírito Santo (6,2%), conforme o IBGE.
O crescimento dos serviços é relevante para a economia catarinense especialmente pela geração de empregos, já que o setor é um dos que mais cria vagas. Dos 106 mil postos de trabalho gerados em Santa Catarina no ano passado, 55 mil foram no setor de serviços, representando mais de 50% do total.