Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Setor de Imunização da...

Setor de Imunização da ADR Araranguá avalia campanha de vacinação contra polio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, que iniciou no dia 6 de agosto, segue até o dia 31 de agosto em todo o país. O público-alvo são crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é que 95% do público-alvo seja vacinado, ou seja, nos municípios da Regional de Araranguá, mais de 7 mil crianças devem receber as doses.

A boa notícia, segundo dados da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, através do Setor de Imunização, é de que um município da região já atingiu a meta bem antes do fim da campanha. Balneário Arroio do Silva foi uma das 20 cidades do Estado que alcançou a cobertura, imunizando 96% do público-alvo contra sarampo, caxumba e rubéola, e pólio.

Metas

No entanto, segundo a técnica do Setor de Imunização, Bárbara Cristiano Monteiro, o Ministério da Saúde estipulou metas semanais e até a próxima sexta-feira, 24, a meta é imunizar 78% do público-alvo. Na região, Balneário Gaivota (86.6%), Ermo (84.03%), Morro Grande (91.27%) e Santa Rosa do Sul (82.13%) também já conseguiram alcançar essa cobertura.

De acordo com o enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do Setor de Imunização da 21ª Gerência Regional de Saúde, a campanha segue em todos os postos de saúde dos 15 municípios do Extremo-Sul. “Na Regional de Araranguá e em todas as regiões do estado, temos este desafio pela frente. Estamos bem otimistas e contentes com os números atingidos. Estas doenças exantemáticas, que podem ser prevenidas através de vacinas, infelizmente estão querendo voltar. É um sinal de alerta pra o mundo. No Brasil o último caso de pólio documentado foi em 2009, mas em outros países infelizmente não acontece o mesmo. Por isso, a gente faz um apelo para os pais e responsáveis, para levarem as crianças para vacinarem, ainda tem tempo. Para as que já receberam anteriormente, funciona como dose de reforço”, disse.

As doenças

O sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito. A poliomielite é definida como uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. São doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para erradicá-las.

 

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás

Assessoria de Imprensa

Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá

E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br

Telefones: (48) 3529-0100

Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua

Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support