Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Setor de Imunização da...

Setor de Imunização da ADR Araranguá avalia campanha de vacinação contra polio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, que iniciou no dia 6 de agosto, segue até o dia 31 de agosto em todo o país. O público-alvo são crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é que 95% do público-alvo seja vacinado, ou seja, nos municípios da Regional de Araranguá, mais de 7 mil crianças devem receber as doses.

A boa notícia, segundo dados da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, através do Setor de Imunização, é de que um município da região já atingiu a meta bem antes do fim da campanha. Balneário Arroio do Silva foi uma das 20 cidades do Estado que alcançou a cobertura, imunizando 96% do público-alvo contra sarampo, caxumba e rubéola, e pólio.

Metas

No entanto, segundo a técnica do Setor de Imunização, Bárbara Cristiano Monteiro, o Ministério da Saúde estipulou metas semanais e até a próxima sexta-feira, 24, a meta é imunizar 78% do público-alvo. Na região, Balneário Gaivota (86.6%), Ermo (84.03%), Morro Grande (91.27%) e Santa Rosa do Sul (82.13%) também já conseguiram alcançar essa cobertura.

De acordo com o enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do Setor de Imunização da 21ª Gerência Regional de Saúde, a campanha segue em todos os postos de saúde dos 15 municípios do Extremo-Sul. “Na Regional de Araranguá e em todas as regiões do estado, temos este desafio pela frente. Estamos bem otimistas e contentes com os números atingidos. Estas doenças exantemáticas, que podem ser prevenidas através de vacinas, infelizmente estão querendo voltar. É um sinal de alerta pra o mundo. No Brasil o último caso de pólio documentado foi em 2009, mas em outros países infelizmente não acontece o mesmo. Por isso, a gente faz um apelo para os pais e responsáveis, para levarem as crianças para vacinarem, ainda tem tempo. Para as que já receberam anteriormente, funciona como dose de reforço”, disse.

As doenças

O sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito. A poliomielite é definida como uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. São doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para erradicá-las.

 

Informações adicionais para a imprensa

Leneza Della Krás

Assessoria de Imprensa

Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá

E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br

Telefones: (48) 3529-0100

Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua

Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

 

Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá