Setembro registra alta nos preços pagos aos produtores catarinenses de grãos e de carnes
O Boletim Agropecuário de outubro da Epagri mostra que os preços pagos aos produtores catarinenses de feijão, trigo, soja e carnes tiveram alta em setembro.
De acordo com o monitoramento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), os melhores resultados foram para o feijão-preto, que teve um crescimento de 25,05% em relação ao mês anterior, e para o trigo, que registrou alta de 17,28% comparado a setembro do ano anterior.
O analista de socioeconomia e planejamento agrícola da Epagri/Cepa João Alves comenta sobre as variações dos grãos:
SONORA
Nas duas primeiras semanas de outubro, o preço médio estadual da arroba do boi gordo apresentou alta de 3% em relação ao valor registrado no mês anterior.
O documento também mostra que em setembro Santa Catarina ampliou em 25,3% a exportação de carne de frango, em relação ao mês anterior.
O analista de socioeconomia e planejamento agrícola da Epagri/Cepa Alexandre Giehl fala dos fatores que contribuíram para a alta:
SONORA
O Boletim Agropecuário está no site epagri.sc.gov.br e também analisa as culturas da soja, milho, arroz, alho, cebola e maçã, além de carnes bovinas e de suínos.