Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Setembro Amarelo: Cras de...

Setembro Amarelo: Cras de todo o estado fortalecem ações de prevenção ao suicídio

Por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em todo o estado, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família tem fortalecido ações da campanha Setembro Amarelo que é o mês de prevenção ao suicídio.  Os equipamentos são um local de acolhimento e muitas vezes a porta de entrada de usuários onde são reconhecidos os primeiros sinais de que uma pessoa precisa de ajuda.

A gerente de Proteção Social Básica, Jaqueline Muller, ressalta que os Cras têm o importante papel de oferecer uma escuta qualificada dos usuários e de suas famílias sem qualquer tipo de julgamento. “Nessa escuta buscamos os sinais daquilo que não é dito, porque muitas vezes as pessoas não dizem com palavras, mas estamos atentos aos sinais”, disse.

A escuta é feita por meio das visitas domiciliares e do trabalho no Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos. “Observamos por exemplo, o comportamento das crianças, se ela está muito calada, muito introvertida, às vezes pode estar escondendo algum problema e a gente tem que dar atenção. Da mesma forma aquele que fala muito, que é muito nervoso, que briga muito”, completa Jaqueline.

Jaqueline comenta que o índice de suicídios é alto em Santa Catarina e no mês de setembro o tema é trabalho de forma mais intensa. “Trabalhamos muito no Serviço de Convivência a questão da orientação e informação levando aos usuários os possíveis sinais. Quando percebemos algo errado encaminhamos para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para avaliação psicológica e depois para acompanhamento psicoterapêutico, caso o município possua, ou se não tiver para atendimento em unidades básicas de Saúde”, explica.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que todo o trabalho da Assistência ajuda a prevenir o suicídio. “Promovemos esse resgate de vínculos familiares, combate a solidão e fazemos o acolhimento que é tão importante no momento que a pessoa está numa situação de vulnerabilidade, para que ela não tome a decisão de tirar a própria vida”, finaliza.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Braço do Norte
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support