Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. SES realiza treinamento de...

SES realiza treinamento de Primeiros Socorros para servidores da Brigada de Incêndio

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta quinta-feira, 27, um treinamento de Primeiros Socorros para profissionais que integram a Brigada de Incêndio da pasta. A ideia foi fornecer aos participantes os conhecimentos e habilidades básicas para se sentirem mais confiantes e preparados para agir em situações de emergência, reduzindo o pânico e aumentando a eficácia da resposta. 

O treinamento foi organizado pela Coordenação de Saúde Ocupacional da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGP), Apoio Administrativo do Anexo I, com a participação do Núcleo de Educação em Urgência (NEU). O curso ainda garantiu aos servidores um certificado de Primeiros Socorros.

Na capacitação foi orientado sobre a importância dos primeiros socorros, sendo fundamental para conseguir uma ação rápida, que pode salvar vidas e/ou minimizar lesões. Também foi explicado sobre as situações em que deve ser acionado Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e o Corpo de Bombeiros Militar 193, como por exemplo, em casos de hemorragias, fraturas e queimaduras.

O instrutor do NEU, Tonilson Cardoso, abordou vários temas, como intoxicação, desmaio, convulsão, acidentes com animais peçonhentos, ferimentos, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e reanimação cardiopulmonar (RCP). “Ensino as pessoas para saberem agir em situação de emergência, pedir ajuda de forma adequada, identificar sinais e sintomas de diferentes emergências médicas, e intervir de forma segura para o paciente. Todos são capazes de socorrer, repassar informação correta e salvar uma vida”, explica.

Além disso, o instrutor ressaltou a importância da segurança do socorrista, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e a avaliação de riscos antes de prestar ajuda. Também foi reforçada a importância de possuir kits de primeiros socorros acessíveis e bem abastecidos em casa, na escola, no trabalho e em locais públicos. “Precisamos estar preparados. Um incidente pode acontecer a qualquer momento”, comenta ele.

Ao final do curso, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de técnicas básicas de primeiros socorros em situações de reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas e engasgo. Uma base sólida de conhecimento e habilidades podem fazer a diferença nas situações críticas.

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support