Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Servidores da Secretaria de...

Servidores da Secretaria de Assistência Social terão palestra sobre relacionamento no ambiente de trabalho

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho será o tema da palestra que será ministrada nesta quinta-feira, 4, a partir das 13h30min para os servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). A palestra faz parte do setor de saúde ocupacional que começou a ser implantado na SST pelo RH ocupacional, setor vinculado à Gestão de Pessoas. 
 
O tema foi escolhido por meio de votação pela internet. “Acredito que o assunto foi selecionado porque as pessoas precisam se adaptar, se relacionar com colegas, chefia, e muitas vezes podem ocorrer divergências, diferenças na maneira de pensar ou agir”, destaca a psicóloga do setor de medicina preventiva do SC Saúde e palestrante, Mérope Pereira. De acordo com ela, falar o que está incomodando diretamente para a outra pessoa, e não com outros colegas, é uma das maiores dificuldades no trabalho. 
 
As dicas para ter um bom relacionamento no trabalho são muitas. A psicóloga indica que devemos tentar resolver conflitos e chegar a um consenso com os demais para que as atividades ou projetos tenham um bom resultado. Além disso, aceitar a opinião do outro, ser franco, sincero, e tentar resolver os impasses de maneira clara e cordial. “Confiança, boa autoestima e boa percepção de si mesmo também ajudam. Porque quando não estamos bem isso acaba afetando tudo o que está em volta, inclusive o ambiente de trabalho”, explica.
 
 
A palestra é a primeira atividade do setor de saúde ocupacional que será implantado na SST.  Também estão previstos o programa de controle médico e saúde ocupacional; programa de prevenção aos riscos ambientais; programa de preparação para a aposentadoria; programa de prevenção de assédio moral e a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
 
Outras ações incluem o acompanhamento dos servidores afastados para licença tratamento de saúde; parcerias com instituições que fornecem serviços de saúde; acompanhamento dos servidores com deficiência e incentivo na participação em campanhas de saúde. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida no trabalho através da promoção e da prevenção da saúde dos servidores”, lembra a psicóloga Isabel Hammes, da Equipe Multidisciplinar de Saúde Ocupacional.  
 
Informações adicionais
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3229-3753 ou 3229-3906 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support