Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Servidores da SAP são...

Servidores da SAP são formados para atuarem no Programa PROTEGE-SC

O programa PROTEGE-SC é de extrema importância no contexto do sistema legal de Santa Catarina. Seu objetivo é proteger indivíduos que colaboram com a justiça e testemunham em casos criminais. Nesta terça-feira (27) ocorreu a formatura dos servidores da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa que atuarão diretamente nesse programa.

A cerimônia de formatura foi realizada no Complexo Penitenciário do Estado (COPE), em São Pedro de Alcântara, e contou com a presença de várias autoridades, incluindo o secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, o secretário-adjunto Neuri Mantelli, o diretor do DPP Leo Feliciano, o diretor do PROTEGE-SC Rafael Zaba, o diretor da ACAPS, João Paulo Fernandes de Sousa, além de outros convidados e servidores.

Esse curso de formação inovador foi conduzido pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS) em parceria com o Programa PROTEGE-SC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público (MPSC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC). O objetivo do curso foi capacitar e aprimorar os servidores envolvidos na proteção das pessoas que estão ou entrarão para o Programa de Proteção. O curso estabeleceu diretrizes e metas relacionadas à promoção dos Direitos Humanos para os protegidos e suas famílias e a colaboração no combate ao crime organizado.

As disciplinas foram ministradas em diversos ambientes operacionais e contaram com o apoio de instrutores da ACAPS e de instituições parceiras de Segurança Pública, como a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil (PCSC) e a Polícia Militar (PMSC). “A colaboração entre essas forças de segurança foi fundamental para o sucesso do curso, juntamente com o apoio especial do Tribunal de Justiça e do Ministério Público” destacou o diretor do PROTEGE-SC, Rafael Zaba.

Além disso, foram ministradas aulas sobre Segurança de Dignitários (FAB), Noções de Primeiro Interventor em Crises e Explosivos (BOPE/PM/SC), Patrulha Urbana e CQB (PC-SC), Noções de Tripulante e APH Tático (Águia PM-SC), Noções de Inteligência (ACAPS, BOPE-SC, PRF, PC-SC), além de instruções de Escolta, Abordagem, Retenção de Armamento, Combate Veicular e Nivelamento de Armas Longas e Curtas (ACAPS).

O programa PROTEGE-SC desempenha um papel essencial junto à sociedade catarinense, garantindo proteção às testemunhas e colaboradores da justiça em casos criminais. Através de sua atuação, o programa busca promover a segurança dos indivíduos, colaborar no combate ao crime organizado, fortalecer a confiança no sistema de justiça, evitar impunidade e incentivar a cooperação com as autoridades judiciais.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support