Servidoras estaduais terão acesso às informações sobre prevenção ao câncer
Reforçar a importância dos exames de rotina e do diagnóstico precoce do câncer é o principal objetivo do Outubro Rosa. O SC Saúde, plano do servidor público estadual, aderiu à causa e oferece uma série de ações para alertar sobre a doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstram que em 2015 mais de 57 mil brasileiras podem ser detectadas com a doença. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e corresponde a 25% dos novos casos de câncer a cada ano, mas se diagnosticado no começo, pode ter cura.
Na próxima semana quatro palestras serão realizadas para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. Dia 20, às 14h, será no Porto de São Francisco do Sul. No dia 26, às 14h, na Maternidade Darcy Vargas. Novamente na MDV no dia 27, às14h e dia 28, às 10h. “Queremos contribuir para que mais mulheres tenham acesso à informação e saibam como se prevenir e detectar a doença. Para isso, organizamos palestras gratuitas sobre o tema em diversas regiões do Estado”, destaca Gizelli Aires Ribeiro, gerente de Medicina Preventiva. Além das palestras, também está sendo realizada a campanha doe um lenço.
O SC Saúde é vinculado à Secretaria de Estado da Administração (SEA). É um plano de saúde opcional oferecido pelo Governo do Estado a todos os servidores ativos, inativos e seus dependentes. Atende 170 mil segurados e disponibiliza uma rede de 6.283 prestadores de serviço, sendo 3.655 médicos, 1.016 profissionais de saúde – fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas – 956 clínicas, 150 hospitais, 122 serviços de diagnóstico de imagem e 384 serviços de diagnóstico laboratorial.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}