Serviços gratuitos são oferecidos aos trabalhadores no Sine Móvel em Ituporanga
O ônibus do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina estará neste domingo, 28, no Parque da Cebola, no Bairro Cerro Negro, em Ituporanga. A unidade móvel permanece no local das 9h45min às 15h45min.
A atividade é parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ituporanga e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e integra a Operação Cidadania organizada pela SDR de Ituporanga. Durante a Operação, serão realizados vários serviços nas áreas da saúde, educação, agricultura e assistência social. As ações ocorrem durante a Festa do Agricultor e do Motorista, organizada pela prefeitura.
Na unidade móvel, funcionará uma miniestrutura do Sine/SC. O primeiro passo será cadastrar os trabalhadores no sistema Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A partir disso será possível ter acesso às vagas de emprego disponíveis.
Além de vagas de trabalho, será possível fazer o encaminhamento para o seguro-desemprego, a confecção da carteira de trabalho e ter orientações sobre outros programas como Juro Zero, Economia Solidária e cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destaca que as unidades do Sine deixaram de ser apenas locais onde as pessoas vão procurar vagas de emprego e requerer o seguro-desemprego. “Os postos estão engajados em orientar os trabalhadores sobre os cursos de qualificação profissional e outros programas como o Juro Zero, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) com o objetivo de ampliar a capacidade profissional e a renda dos cidadãos”, ressalta.
Em Santa Catarina, o Sine está vinculado à SST e oferece serviços aos trabalhadores em 118 unidades. São 22 postos de execução direta do governo do Estado e outros 96 postos conveniados com as prefeituras.
Cursos de qualificação
Os trabalhadores que visitarem o Sine Móvel receberão informações sobre os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Para 2013, estão previstas 63 mil vagas para todo o Estado. Vinte e oito mil trabalhadores catarinenses frequentam as aulas.Os cursos são oferecidos por instituições como os Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat, e atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Seguro-desemprego – Para solicitar o seguro-desemprego, além dos documentos habituais como comprovante de residência e comprovante de escolaridade, é preciso apresentar o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, e as duas guias de requerimento do seguro-desemprego.
Quem não tiver a carteira de trabalho poderá levar a documentação para obter o documento. Para isso, será preciso levar o CPF, a identidade e duas fotos 3×4.
Juro Zero
Os 118 postos de atendimento do Sine são rede de apoio às operações do programa Juro Zero da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e prestam informações sobre o que é necessário para se tornar um microempreendedor individual (MEI). Com o programa, o MEI formalizado com receita até R$ 60 mil anual pode pegar empréstimo de até R$ 3 mil sem juros, além de receber qualificação profissional gratuita sobre empreendedorismo.
As informações prestadas pelo Sine são principalmente para os trabalhadores que buscam uma colocação no mercado após a conclusão dos cursos Pronatec Social e outros trabalhadores interessados na formação de empreendimentos e criação do próprio negócio.
Geração de renda e economia solidária
A SST prevê convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (MTE) para executar no Estado projeto de fomento ao empreendedorismo e economia solidária. O objetivo é elevar a renda, melhorar a qualificação profissional com a promoção de feiras, rodadas de negócios e incentivo ao microcrédito.
{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}