Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Serviços estaduais voltam ao...

Serviços estaduais voltam ao normal em Caçador a partir da próxima segunda-feira

Com os estragos causados pela chuva na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, os serviços ao cidadão oferecidos pelo governo do Estado ficaram comprometidos na região. A previsão é que os atendimentos voltem ao normal a partir da próxima segunda-feira, dia 20.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

O Instituto Geral de Perícias (IGP) teve equipamentos e documentos danificados e a emissão de carteiras de identidade foi suspensa esta semana. O serviço será regularizado na segunda-feira. “Pedimos a compreensão da população. Sabemos que o documento é essencial, mas precisamos de equipamentos para confeccioná-los. Alguns computadores já estão chegando e na segunda-feira esse serviço volta a ser oferecido à população”, explicou o médico responsável no IGP João Gomes Soares. Outros serviços como exame de corpo de delito estão sendo realizados na Delegacia Regional.

A sede regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em Caçador também fica no prédio da SDR. A fundação teve 15 computadores, mesas, cadeiras e todos os móveis perdidos, além de documentos e licenças ambientais comprometidos. São mais de 6 mil processos danificados.

A Fatma voltará a atender com o protocolo na próxima terça-feira, 21, e em 15 dias voltará a analisar e despachar processos. “Nos próximos dois meses, vamos trabalhar com algumas limitações e pedimos a compreensão da população. Um novo local já está sendo analisado para locação e em breve a Fatma estará instalada em novo endereço”, disse o gerente regional Dario Francio.

Francio explicou ainda que a Fatma está negociando com a Procuradoria Geral para que seja feito um decreto para prorrogação de alguns prazos. “Tem muitas licenças vencendo e muitos documentos que não vamos conseguir recuperar, precisamos de mais tempo e estamos tentando prorrogar esses prazos, ajudando o nosso trabalho e as empresas que dependem de nós”, finalizou.

A SDR ainda não calculou todos os prejuízos com a chuva, mas adianta que todo material das gerências de Agricultura e Turismo foi perdido, desde móveis, computadores até documentos. Nesta parte do prédio, uma parede foi arrancada e as janelas arrebentadas com a força da água.

No pátio da SDR, a água cobriu os 10 automóveis do governo do Estado que estavam estacionados. O depósito também foi tomado pela água destruindo boa parte do material escolar que seria distribuído em 2014. “Tínhamos grande quantidade de papel A4, sabão em pó, produtos de limpeza e higiene, além de material didático que não conseguiremos recuperar. Alguns produtos com embalagem plástica estão passando por limpeza e serão aproveitados, mas muita coisa se perdeu”, afirmou o gerente de educação Renato Vogel.

Apesar das perdas, o gerente de educação ressaltou que o cronograma das aulas está mantido e o início do ano letivo será dia 13 de fevereiro. “Não tivemos nenhuma escola severamente atingida, apenas o muro da escola Naya Gonzaga, fato que não irá atrapalhar o andamento das atividades e o inicio do ano letivo”, completou.

O coordenador da Defesa Civil Anderson Carlos Veríssimo também afirmou que a SC-135, no distrito de Ipoméia, já está liberada, mas o trafego no local é lento e merece atenção dos motoristas. “O município de Rio das Antas foi autorizado pelo Deinfra e pela Defesa Civil para realizar o reparo necessário. Com isso, em poucos dias a pista será totalmente liberada, sem oferecer riscos”, ressaltou.

Reunião com governador
Nesta quinta-feira, 16, o secretário regional de Caçador, Francisco Stefanes, participa de uma reunião em Lages com o governador Raimundo Colombo. Na ocasião, será entregue um documento com todos os dados e fotos dos prejuízos na secretaria. “Vamos entregar este documento em mãos para o governador e para o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini”, disse.

Informações adicionais:
Aline Ceccatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024