Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Infantil completa 10 anos
Para comemorar os 10 anos do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), foi realizada na noite desta segunda-feira, 17, uma cerimônia no auditório do Centro de Estudos daquela unidade hospitalar. As atividades desenvolvidas pelo setor estão voltadas para o diagnóstico e tratamento das inúmeras alterações traumáticas de face e boca, deformidades neonatais, patologias e lesões malignas de crianças.
Em seu discurso de abertura, o diretor do Hospital Infantil, Murilo Capela, disse que o serviço é referência estadual e conta com uma equipe de renomados odontopediatras, como o cirurgião bucomaxilofacial Levy Rau, chefe do setor e responsável pela implantação do serviço no hospital. “O Levy é um empreendedor e responsável pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido durante esses dez anos aqui no hospital”, destacou Capela.
Por sua vez, Levy Rau lembrou que a especialidade teve início no Hospital Infantil em dezembro de 2003, quando começaram a ser regularizados e normatizados os atendimentos odontológicos eletivos e de emergência.
“Hoje, completamos uma década de atividades com a certeza que atendemos ao longo destes anos cada criança com o pensamento que ela poderia ser nosso filho e que a criança não é um adulto pequeno”, destacou Levy Rau.
A meta principal para os próximos anos, segundo Levy Rau, será intensificar ainda mais a relação da classe odontológica com a medicina hospitalar, resultando em um atendimento interdisciplinar e globalizado dos pacientes.
Evolução
Recentemente, o serviço foi contemplado com equipamentos e instrumentos cirúrgicos, cadeiras odontológicas, lasers, aparelho de sedação de gás hilariante e equipamentos odontológicos portáteis para o centro cirúrgico. Os aparelhos foram obtidos por meio da parceria entre a Associação de Voluntários (AVOS) do HIJG e o Instituto Ronald Mc Donald, o que vem permitindo aprimorar ainda mais o atendimento às crianças portadoras de câncer.
“Hoje, a equipe totalmente focada no Sistema Único de Saúde (SUS) e na criança, conta com odontopediatras recentemente nomeados e contratados, e que há muito tempo faziam falta em um hospital exclusivamente pediátrico”, explica Levy.
O serviço também realiza reuniões e simpósios sobre temas contemporâneos como a Distração Osteogênica, técnica considerada de vanguarda no tratamento de pacientes com portadores de graves deformidades faciais, viabilizando a recuperação funcional e estética. A distração osteogênica é o único tratamento que garante o alongamento do esqueleto facial em grandes dimensões, possibilitando excelentes resultados e rápida recuperação dos pacientes.
Além dos intercâmbios em nível nacional e internacional relacionados às técnicas cirúrgicas que possam trazer benefício às crianças, o setor também desenvolve atividades didático-pedagógicas com alunos de pós-graduação de várias especialidades vinculadas a bucomaxilofacial e odontologia.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br