Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Serviço aeromédico do Governo...

Serviço aeromédico do Governo do Estado transporta paciente de Goiás para Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na sexta-feira, 14, o transporte de um adulto do município de Rio Verde, no estado de Goiás, para Jaguaruna, em Santa Catarina.

O pedido para o transporte de repatriamento foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) ao Médico Regulador de Voo (MRV), profissional do SAMU Aeromédico de SC, que é o responsável que trabalha na coordenação dos voos dos Arcanjos juntos às equipes (pilotos bombeiros militares e médicos e enfermeiros de voo do SAMU Aeromédico de SC).

O Comandante da Aeronave, o Capitão Bombeiro Militar Fábio Fraga, destacou “que mesmo em dias como este, em que a meteorologia está instável em Santa Catarina, pelo fato da saída do voo ser em um aeroporto que permite operar pousos e decolagens por instrumentos e por operarmos uma aeronave moderna e segura locada pela SES, é que o voo foi possível de ser realizado. Ademais, enfatizou e parabenizou a boa coordenação da equipe de saúde conjuntamente com os tripulantes do BOA que participaram do planejamento e da organização da missão”.

Importância do transporte aeromédico

Após a análise da viabilidade do transporte, levando em consideração o quadro clínico do paciente, municípios de origem e destino do voo, meteorologia, dentre outros aspectos que precisam ser considerados, o Arcanjo-06, avião empregado nesta missão, decolou às 08h16 da manhã de Florianópolis (horário local), pousando às 11h07min em Rio Verde/GO (horário local), sendo o paciente transferido do Hospital Estadual da Região Sudoeste para o Hospital Regional de Araranguá, para continuar o seu tratamento em virtude do acidente ocorrido fora do estado de Santa Catarina.

O transporte via terrestre levaria cerca de 24h de deslocamento e poderia piorar as condições do quadro clínico do paciente. A distância a ser percorrida somente em um trecho, sem considerar a ida e volta, é de cerca de 1.600 km.

Para este tipo de transporte aeromédico, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90Gti, matrícula PS-TAH, denominado “Arcanjo-06”, locada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modo a atender pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.

Finalizando, ressalta-se que os atuais transportes aeromédicos são humanizados por permitir que um familiar acompanhe o voo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support