Serra do Corvo Branco ficará interditada por um ano para obra de pavimentação
O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) interditará a Serra do Corvo do Branco, na SC-370, entre os quilômetros 98,8 e 104,8, em ambos os sentidos, por 12 meses, a partir do dia 14 de outubro. A medida, permitirá os serviços de contenção de encostas e terraplanagem numa faixa de rolamento sinuosa e estreita, anunciou o presidente Paulo Meller. As rotas alternativas para o Planalto Serrano, no período, serão pela Serra do Rio do Rastro (SC-390) e BR-282. Essa é a segunda etapa de pavimentação da rodovia. Na anterior, foi asfaltado o trajeto de 20,6 quilômetros entre a cidade de Urubici e a localidade Canudos, próximo à Serra do Corvo Branco. A obra iniciou em dezembro de 2008 e ficou pronta em março de 2012.
Meller chamou a atenção dos motoristas para a existência de obras em praticamente toda a extensão da rodovia SC-370 entre Tubarão e Urubici, onde o Poder Executivo aplicará mais de R$ 177,3 milhões até 2016. “É o maior empreendimento rodoviário do Governo em volume de recursos”, enfatizou.
Nesse momento, há trabalhos em andamento também nos seguintes trechos da SC-370: Tubarão a Braço do Norte/São Ludgero e de Grão Pará a Urubici. Entre Grão Pará e Urubici, a obra foi dividida em dois segmentos: um de Aiurê até Canudos em Urubici (9,6 quilômetros) e que compreende a Serra do Corvo Branco propriamente dita e a área a ser interditada de 6 quilômetros (Veja mapa e detalhes em vídeo no canal do Deinfra no Youtube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=R5dkRimTAnQ). Ele concentra as rampas mais íngremes e as curvas mais acentuadas. No outro segmento, em andamento de Grão Pará até Aiurê, além da colocação de asfalto compreende a construção de três pontes em substituição às antigas, de madeira.
Em Urubici, a SC-370 dá acesso ao Morro da Igreja, um dos pontos turísticos mais visitados da Região. Além de fomentar o turismo, pois diversas pousadas também estão instaladas ao longo da Rodovia, a pavimentação facilita o trânsito da produção agrícola do Rio Canoas, onde cerca de 500 famílias são beneficiadas, entre pequenos produtores de hortaliças, fruticultores e ligados à atividade leiteira.
A Serra do Corvo Branco, um dos pontos turísticos mais visitados do Sul do Estado, foi aberta ao tráfego de veículos pela primeira vez e de forma pioneira em 1980. De acordo com relatos da comunidade, desde 1974 havia condições de travessia no local. Em 1999, foi ampliada a largura do corte e pavimentados 600 metros.
TUBARÃO – BRAÇO DO NORTE
O Deinfra autorizou, semana passada, a restauração de outros 32 quilômetros da SC-370, entre a BR-101 (Tubarão) e Braço do Norte/São Ludgero. Serão realizados, além do asfaltamento, o sistema de drenagem e implantada nova sinalização. “Por essa rodovia, principalmente nesse trecho, circulam diariamente cerca de 10 mil veículos”, salientou Meller.
A empresa tem 30 dias para instalar sua logística. “Nesse período, montará o canteiro de obras, trará maquinário e o pessoal para iniciar os trabalhos e concluí-los em 18 meses. Importante lembrar que o trecho entre Tubarão e Gravatal será inteiramente recuperado, ou seja, com todas as camadas retiradas e recuperadas, nos oferecendo uma rodovia totalmente nova”, acrescentou o presidente do Deinfra.
ACESSO NORTE DE TUBARÃO
Em decorrência do tráfego pesado na SC-370, entre Tubarão e a comunidade de São Martinho, o Deinfra iniciou a construção do Acesso Norte de Tubarão (novo segmento da SC-370) com 4,5 quilômetros, disse o diretor de Planejamento da autarquia, William Wojcikiewicz. A estrada terá pista dupla, com canteiro central e iluminação, passeio, ciclovia, tratamento especial para terrenos alagadiços e um viaduto em São Martinho.
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Vitor Louzado
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