Serra catarinense vai contar com estação de monitoramento da qualidade do ar operada pelo IMA

Foto: Divulgação/ prefeitura de Otacílio Costa
A rede estadual de monitoramento da qualidade do ar operada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) contará com mais uma estação automática de monitoramento, a ser instalada no município de Otacílio Costa, na Serra catarinense. O anúncio foi feito no último dia 16, em reunião realizada na Prefeitura municipal e que contou com a presença de lideranças locais, do prefeito, Fabiano Baldessar de Souza, técnicos do IMA e representantes da empresa Klabin.
Essa será a primeira estação de monitoramento da qualidade do ar na região. Os equipamentos serão adquiridos pela Klabin, como parte de uma medida de compensação ambiental acordada com o IMA. A previsão é que o investimento para a implantação da estação ultrapasse R$ 1 milhão. A expectativa é que ela seja instalada no Horto Municipal, já que a disponibilização do local e da estrutura caberá à Prefeitura do município. O IMA ficará responsável pela manutenção e operação técnica da estação de monitoramento.

Foto: Divulgação/ prefeitura de Otacílio Costa
O gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, ressaltou a relevância técnica e social do projeto. “Estamos falando de um equipamento com sensores automáticos de alta precisão, superior a 99%. Ele será instalado em uma área representativa da cidade e permitirá que a população tenha acesso, via aplicativo ou site do IMA, à qualidade do ar em tempo real. Isso é fundamental para orientar atividades ao ar livre, especialmente para pessoas com problemas respiratórios”, explicou.
Para o prefeito, Fabiano Baldessar de Souza, a iniciativa é um marco na gestão ambiental de Otacílio Costa e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a saúde da população. “Eu fiquei muito feliz com essa importante notícia. Teremos uma estação moderna, com tecnologia de ponta, que nos permitirá acompanhar em tempo real a qualidade do ar que respiramos. Isso é cuidado com a saúde, com o meio ambiente e com o futuro da nossa cidade”, destacou.
O coordenador de Responsabilidade Ambiental Industrial da Klabin, Jean Marcel Teixeira, falou das características do equipamento. “A estação de monitoramento da qualidade do ar vai atender Otacílio Costa e, também, contribuir com o monitoramento estadual. A população terá acesso às informações em tempo real, o que beneficia diretamente a saúde, especialmente em relação a fatores como queimadas, emissão de veículos e atividades industriais. É um equipamento de ponta, com componentes importados e capacidade de monitoramento meteorológico também”, explica.
Participaram da reunião o chefe de gabinete Cau Marchiori, o secretário de Planejamento, Dirlei Rocha, o responsável pela Defesa Civil, Luiz Fernando Ramos de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos de Oliveira, e o vereador Pedro William Velho. Representaram a Klabin: Nayme Pigozzi, Claudinei Rodrigues Macedo e Jean Marcel Teixeira. Do IMA, além de Fábio Castagna da Silva, estiveram presentes Giovanni Tomaselli Guesser, Carlos Eduardo Soares e Gilberto Goulart Souza.
Rede estadual
Com esse anúncio, a rede de monitoramento da qualidade do ar operada pelo IMA deverá contar com 12 estações. Atualmente, existem três em pleno funcionamento no Estado, nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, na região Sul.
Também já está instalada, mas ainda em fase de aferição experimental, uma estação localizada em Florianópolis, implantada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Outra estação está em fase de implantação, no município de Joinville.
As seis restantes já têm os recursos garantidos por meio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) e estão em fase de aquisição dos equipamentos. Essas últimas deverão ser instaladas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.
Quando todas as 12 estações de monitoramento automático da qualidade do ar estiverem instaladas, o que deve ocorrer ao longo de 2026, a expectativa dos técnicos do IMA é cobrir 10 regiões metropolitanas e cerca de 54% da população catarinense. Os resultados do monitoramento das estações já em funcionamento, em Santa Catarina e em outros estados brasileiros, são divulgados em tempo real através do aplicativo MonitorAr disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pode conferido por todos os cidadãos no site do IMA neste link:
https://ima.sc.gov.br/index.php/qualidade-ambiental/menu-qualidade-ar/monitoramento-do-ar