Serra Catarinense inicia as etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde
A Serra Catarinense iniciou nesta segunda-feira um dos processos mais importantes com vistas à melhoria da qualidade da saúde pública no Brasil. As etapas municipais da Conferência Nacional de Saúde seguirão até o dia 15 de julho em todas as 18 cidades da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O calendário das conferências foi aberto por Capão Alto. Nesta terça-feira será a vez de Painel, seguido por Correia Pinto e Lages, na quarta-feira; e Bocaina do Sul e Cerro Negro, na sexta.
As conferências garantem a participação de vários segmentos sociais para avaliar e discutir propostas na construção de uma política de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal. Participam conselheiros, entidades e movimentos sociais, populares e sindicais, além da comunidade em geral. O objetivo é garantir a atenção às necessidades da saúde pública como um direito universal, humano e social da população brasileira.
As etapas municipais ocorrem em todo o Brasil desde o dia 9 de abril e encerram em 15 de julho. Já no dia 16 iniciam as etapas estaduais, que vão até 30 de setembro. Por fim, a fase nacional será realizada de 23 a 26 de novembro.
“É importante que as pessoas façam as suas propostas, pois se forem eleitas na etapa municipal, irão para a estadual e para a nacional”, diz a gerente de saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, Camila Baccin.
Decisões interferem diretamente na vida da população
A Conferência Nacional de Saúde é tão importante que foi dela, precisamente da oitava edição, em 1986, com propostas reunidas de estados e municípios, que surgiu o Sistema Único de Saúde (SUS), um direito previsto na Constituição Federal de 1988 e que se consolidou como um dos mais completos do mundo. Neste ano, em sua 15ª edição, a conferência tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
Os eixos temáticos de discussão dividem-se nas seguintes categorias: Direito à saúde; Garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação do SUS; e Reformas democráticas e populares no Estado.
Calendário das conferências municipais na Amures
* 22/06: Capão Alto
* 23/06: Painel
* 24/06: Correia Pinto e Lages
* 26/06: Bocaina do Sul e Cerro Negro
* 01/07: Bom Jardim da Serra
* 02/07: São José do Cerrito
* 07/07: Anita Garibaldi, Bom Retiro e Urupema
* 08/07: Ponte Alta e Urubici
* 09/07: Palmeira
* 10/07: Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e São Joaquim
* 15/07: Rio Rufino
Texto: Luiz Henrique Zart / SDR Lages
Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 / (49) 8839-1727
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrlages