Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Sensação térmica na Serra...

Sensação térmica na Serra Catarinense pode chegar a -33°C

A sensação térmica deve chegar a -33°C na madrugada desta quarta-feira, 24, nas cidades da Serra de Santa Catarina, de acordo com a Epagri/Ciram. Em Florianópolis, essa marca pode ser de -16°C. A sensação térmica é um cálculo feito a partir da combinação de temperatura e intensidade do vento.

Foto: James Tavares/Secom. Veja mais fotos na galeria

Durante esta quarta-feira, com o avanço da massa de ar polar pelo Estado, as temperaturas registram queda. Os moradores do Planalto Serrano vão sentir o frio mais intenso de Santa Catarina, com sensação de -33°C na madrugada. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparada à última forte massa de ar polar no Estado, em 2000.

Nesta madrugada, também há previsão de geada forte, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Planalto Sul. Em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco e Serra Dona Francisca, há risco de congelamento na pista.

A maré mais alta, em áreas costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte, pode causar alagamentos momentâneos e localizados. Na área de navegação e pesca, os ventos persistentes de Sul com intensidade moderada entre 50 e 60km/h deixam o mar agitado no Litoral catarinense, com picos de onda de 2,5 a 3m, devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.

A semana será de alto risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais domésticos, mesmo os que vivem ao ar livre, necessitam de cuidados especiais. As temperaturas voltam a subir na sexta-feira, 26.

Confira na tabela abaixo a previsão de sensação térmica no Estado

Região

Sensação Térmica durante Tarde (°C)

Sensação Térmica durante a noite (°C)

Sensação Térmica durante madrugada (°C)

Oeste

-7

-16

-18

Meio Oeste

-10

-21

-24

Planalto Sul (Serra de SC)

-11

-23

-33

Litoral Sul

3

-13

-20

Vale do Itajaí

-1

-18

-17

Grande Florianópolis Litorânea

4

-11

-16

Grande Florianópolis Serrana

1

-17

-18

Planalto Norte

-7

-18

-22

Litoral Norte

5

-10

-16

Fonte:Equação de Windchill.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support