Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Senado autoriza Santa Catarina...

Senado autoriza Santa Catarina a contratar U$ 50 milhões do BID para financiar o Profisco II

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Recursos serão investidos em iniciativas e produtos voltados à melhoria da gestão fiscal e à qualificação do gasto público

O Senado aprovou na tarde desta terça-feira, 14, a contratação de empréstimo de US$ 50 milhões para o Estado de Santa Catarina, com a garantia da União, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor deverá ser usado para financiar, de forma parcial, o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina (Profisco II).

O texto foi encaminhado ao plenário uma semana após o governador Jorginho Mello destacar a importância da operação durante agenda em Brasília e pedir agilidade à tramitação do projeto catarinense. “Com a autorização do Senado e a contratação do Profisco II, vamos investir em projetos para simplificar o dia a dia do cidadão catarinense, reduzindo a burocracia com um salto no modelo de gestão fiscal”, disse o governador.

O principal objetivo do programa é contribuir para a sustentabilidade fiscal de Santa Catarina. Os recursos serão investidos em uma série de iniciativas e produtos voltados à melhoria da gestão fiscal e à qualificação do gasto público. Além da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), a Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria de Estado da Administração e a Controladoria-Geral do Estado também serão atendidas com projetos. A expectativa é de que o contrato de empréstimo seja assinado ainda na primeira quinzena de dezembro.

A linha de crédito vai permitir a modernização da gestão fiscal a partir de três frentes de execução. A primeira procura melhorar os instrumentos de gestão, modernizar a infraestrutura tecnológica e aumentar a transparência fiscal. A segunda é dedicada a simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes, aumentar a eficiência da arrecadação e incrementar receitas públicas para financiar programas que atendam às necessidades da população. A terceira frente tem foco em melhorar a disciplina fiscal, aumentar a eficiência e a efetividade do gasto público.

“Santa Catarina dá mais um passo importante em direção à modernização da gestão fiscal e da administração tributária. Com esse financiamento, teremos condições ainda melhores de garantir mais transparência e eficiência ao gasto público”, analisou o secretário Cleverson Siewert.

Os desembolsos ocorrerão ao longo de cinco anos, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato de empréstimo. Além dos U$ 50 milhões a serem financiados pelo BID, outros US$ 5,6 milhões serão provenientes de contrapartida estadual.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504

Roelton Maciel (48) 3665-2509

ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support