Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Assistência Social
  4. /
  5. Seminário sobre prevenção e...

Seminário sobre prevenção e combate à violência doméstica reúne cerca de 200 mulheres em Chapecó

Foto: Richard Casas / GVG

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizaram nesta quinta-feira, 12, o I Seminário sobre Prevenção e Combate à violência doméstica e familiar que reuniu cerca de 200 mulheres de toda a região Oeste em Chapecó. O evento foi no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

A vice-governadora dividiu um pouco de sua experiência de quase 30 anos como delegada da Polícia Civil em Joinville. Ela, que também criou a primeira Delegacia da Mulher da cidade, afirmou ter a certeza de que a violência contra a mulher é uma questão cultural. “Muitos homens acreditam que elas são uma posse deles, que podem fazer o que quiserem com suas companheiras. Esse conceito é errado e precisa ser corrigido. Mas, além das várias ações que o Governo do Estado vem fazendo para o enfrentamento contra a violência doméstica, precisamos que as mulheres tenham informação. Por isso realizamos este evento em Chapecó, destinado às mulheres do Oeste catarinense”, disse.

Marilisa completou dizendo que é necessário que as mulheres tenham a consciência dos seus direitos. “Que não são posse de ninguém, que as forças de Segurança estão prontas e atuantes para a defesa delas e que nós do Governo, além do Judiciário, Assembleia Legislativa e Ministério Público, trabalhamos todos os dias focados em garantir a elas segurança e uma vida sem violência”, finaliza.

Foto: Richard Casas / GVG

“A região Oeste é uma das que tem os maiores índices de violência contra a mulher e a intenção é conscientizar e ainda incentivar que as participantes divulguem essa informação e possam ajudar outras mulheres que estejam sofrendo violência para que possam encerrar esse ciclo”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Além da vice-governadora e da secretária da SAS também participou do seminário a delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Santa Catarina (DPCAMI’s), Patrícia Zimmermann, que falou dos programas e ações da Polícia Civil para a proteção das mulheres. Ela também apresentou dados de violência contra a mulher na Região Oeste. “Somente em Chapecó neste ano foram mais de mil casos de ameaça, 36 de estupro de vulnerável, 22 de estupro de mulheres e oito feminicídios, mas O Governo do Estado está aqui justamente para mudar essa realidade e proteger todas as mulheres”, comentou.

No evento, as participantes puderam saber mais ações do Governo do Estado, incluindo as da Secretaria da Assistência Social Mulher e Família, e torná-las multiplicadoras na defesa das mulheres e no enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt. Foto Richard Casas/ Secom
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support