Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Seminário sobre o Porto...

Seminário sobre o Porto de Imbituba mostra crescimento do terminal

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira participaram nesta segunda-feira, 9, do seminário “O Porto do Sul Catarinense e o Desenvolvimento Regional”, na Sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O encontro apresentou apresentou dados que confirmam o crescimento do Porto de Imbituba, além de promover a união das associações empresarias para o desenvolvimento da região.

Foto: Neiva Daltrozo/Secom

>>Confira mais fotos na Galeria

“Assumimos o porto em dezembro de 2012 e hoje os resultados são excelentes. Isso aumenta a competitividade do Sul e nós queremos que ele opere cada vez mais. O porto será, no futuro, um grande vetor de desenvolvimento do Sul do país. Estamos dispostos a investir e queremos vê-lo operando plenamente, aproveitando as condições que a natureza proporciona, que são muito vantajosas”, destacou Colombo.

Durante o evento, o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, apresentou os dados que mostram a evolução do movimento operacional. Para ele, o seminário congregou forças e energia necessárias para que se possa fazer um movimento conjunto e entre os processos da cadeia produtiva, da qual o porto é inserido nesse processo desde que o governo assumiu a administração.

“Tivemos um crescimento na carga, em mais de 20%, e na arrecadação, sem nenhum aumento nas tarifas, em mais de 60%. Isso demonstra a necessidade de fazer um trabalho em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, para realizar um crescimento direcionado para todas as áreas e atividades econômicas”, completou o presidente.

Um dos objetivos do terminal é chegar a 3,5 milhões de toneladas por ano, sendo que hoje já opera 2,5 milhões, 50% a mais desde final de 2012. Com a dragagem dos berços, que já está sendo realizada, a estrutura terá profundidade de 15 metros, o que possibilita receber embarcações de 330 metros de comprimento. O porto é administrado pelo Governo do Estado por meio da ScPar Porto de Imbituba S.A.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira revelou que um estudo feito em 2003 apontou o Porto de Imbituba com o grande potencial para se tornar o maior da América Latina, considerando sua geografia e condições favoráveis. “A exemplo do Vale do Itajaí, o desenvolvimento do Porto de Imbituba dará o impulso decisivo no progresso de toda a região. Com o porto funcionando a plena capacidade, os R$ 3 bilhões que podemos receber com a vinda da multinacional Transgas será só o começo”, destacou.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Rafael Vieira de Araujo, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 99116-8992. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.

As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.