Seminário Regional em Descanso debate a erradicação da brucelose e tuberculose
O município de Descanso foi sede do 1º Seminário Regional sobre Saúde Animal e Humana: possíveis impactos econômicos e sociais da brucelose e tuberculose, realizado nesta sexta-feira, 4, no Salão Paroquial. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e seguiu até o fim da tarde.
Em uma parceria entre o município de Descanso, Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria da Agricultura e Pesca, Cidasc e Epagri, Ameosc , Unoesc e Núcleo de Médicos Veterinários do Extremo Oeste de Santa Catarina, a programação contou com palestras, trabalhos em grupos e plenária.
O objetivo, conforme o gerente regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, é buscar soluções para os problemas de brucelose e tuberculose na bovinocultura do Extremo-Oeste. “A doença pode ser transmitida para humanos e é perigosa. Hoje o Estado paga uma indenização para abater o gado infectado, mas é preciso conscientizar para os procedimentos sanitários relativos e que previnem as doenças”, afirma.
Cidasc
Por meio da certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose, a Cidasc garante que o Estado mantenha um rebanho livre dessas enfermidades, que causam perdas econômicas como a diminuição da produção leiteira, abortos, perda de peso, morte de bezerros e baixos índices reprodutivos. A certificação obedece aos princípios técnicos estabelecidos pela OIE e, portanto, é reconhecida internacionalmente.
—
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste