Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário regional do Plano...

Seminário regional do Plano Plurianual foi realizado em Rio do Sul

O Seminário Regional para escolha das prioridades da região de Rio do Sul a serem incluídas no Plano Plurianual 2016/2019, realizado na Sala Nobre da Unidavi, nesta quarta-feira, 3, resultou na escolha de prioridades em diferentes áreas de atuação.

Em Educação,  optou-se pela implantação de escola em tempo integral, com estrutura física, capacitação e formação continuada de professores, construção de arena multiuso em Rio do Sul e de ginásios de esportes em Braço Trombudo e em Agrolândia. No eixo de Infraestrutura, energia e habitação, os grupos selecionaram como prioridades a pavimentação da Estrada da Madeira com construção da ponte transenchente entre Agronômica e Trombudo Central, a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto nos sete municípios da Regional de Rio do Sul, além do Anel Viário Sul de contorno em Rio do Sul.

Na área de Segurança, a prioridade é o aumento de efetivo das forças – Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil e para o sistema prisional, aquisição de novos veículos, construção de penitenciária para o Alto Vale do Itajaí e de sede para os Bombeiros de Trombudo Central, além de novas delegacias para a Polícia Civil.

No setor da Saúde, devido à inadequação de estrutura da policlínica de referência, optou-se pela construção de nova policlínica, e pelo aumento dos valores dos repasses; e no setor de Ciência e Tecnologia, a prioridade é a inclusão digital na área rural e a criação de um centro de fomento de pesquisa e inovação tecnológica.

No eixo de Desenvolvimento Econômico, Sustentável, Agricultura e Turismo, optou-se pela implementação do pagamento por serviços ambientais e pela inclusão de área de preservação ambiental no cálculo do retorno do ICMS. Especificamente para o setor agrícola, a prioridade é a criação de espaços de comercialização e de incentivo ao turismo rural, criação de legislação relativa à agricultura familiar, criação de viveiros escolares para disseminar o cultivo coberto; e no Turismo a escolha foi a instalação de instância de governança regional de turismo e a abertura de financiamento para incentivo à cultura.

Aproximadamente 200 líderes comunitários e representativos de toda a região estiveram presentes. O secretário regional Ítalo Goral afirmou que a participação de todos é importante para o levantamento das prioridades, pois todas as forças sociais, democraticamente, puderam contribuir para eleger obras e ações prioritárias na região.

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de mandato. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda com o objetivo de analisar as demandas levantadas pela população para ter subsídios na elaboração de um PPA passível de ser cumprido.

Mais informações:
Homero Buzzi
Email:informacao@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47)3526-3014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support